07 de abril – Dia do Jornalista Profissional…

A imagem satírica do verdadeiro jornalista antenado
A imagem satírica do verdadeiro jornalista antenado

A imprensa brasileira completa 206 anos neste ano de 2014. Essa importante data se deve ao trabalho e dedicação de todos os jornalistas, que administram a informação com profissionalismo, dividindo conhecimentos, gerando debates e formando opiniões.

Na prática, a imprensa livre garante aos cidadãos a fiscalização sistemática da democracia e o consequente cumprimento de seus direitos. Neste contexto, o jornalista funciona como um “ombudsman social”, reunindo, descobrindo, apurando, divulgando e analisando notícias que, eventualmente, não chegariam às pessoas.

Diariamente, instintivamente, o cidadão procura se informar, desde o amanhecer, sobre as notícias, os acontecimentos do dia-a-dia. Acessa blogs, liga o rádio, a televisão no noticiário ou lê o jornal acompanhado do famoso cafezinho sem, muitas das vezes, pensar sobre como aquela informação chegou até os veículos de comunicação.

Por tudo isso, não podemos negar que o trabalho do profissional jornalista é essencial no mundo em que vivemos. A informação depende exclusivamente do empenho deste que faz o possível, quase sempre na correria, para buscar a informação mais completa e verossímil possível, muitas vezes passando por situações perigosas como fazer a cobertura de manifestações que acabam em conflito por exemplo. Ainda devemos aqui ressaltar as agressões físicas e verbais sem falar da pressão psicológica, várias delas no próprio lugar de trabalho.

Hoje o jornalista trabalha em média até doze horas diárias no mesmo emprego, quando a legislação prevê uma jornada de cinco horas com acréscimo de no máximo duas horas-extras.

Mas há casos de profissionais multimídias que afirmam trabalhar até 18 horas direto, o que acaba acarretando doenças ao profissional, como gastrite, estresse, depressão, etc.

Liberdade de expressão e de imprensa

Cabe ao jornalista medir também a diferença entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Pois, conforme o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

No entanto, a “liberdade de expressão” não implica no ato de difamar, caluniar e injuriar pessoas ou instituições. Para formar opinião, é necessário ter fontes fidedignas, investigação e, em caso de análises, apresentar argumentos baseados em fatos concretos e apurados.

Aos meus colegas de profissão, desejo um feliz Dia do Jornalista!

Postagens relacionadas

13 thoughts on “07 de abril – Dia do Jornalista Profissional…

  1. parabéns à todos os jornalistas do brasil….uma das poucas esperanças q nos restam de um futuro melhor. pois, se a imprensa nao fosse livre e independente, já teríamos sucumbido ao caos…..é através de denuncias e investigações jornalisticas, q as vezes a justiça pune os corruptos do brasil…..e ainda vem o déspota do lula querer impor a lei da mordaça, pro PT “destruir” o brasil…..viva a imprensa livre e independente do meu brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *