A histórica revolução da educação no Maranhão

Desde que assumiu o governo, Flávio Dino priorizou a educação como a grande marca da sua administração.

O Maranhão passa por um processo histórico na área da educação, digno de países que se tornaram grandes potências mundiais com maciços investimentos na formação de gerações futuras. Cenário de terra arrasada, o estado amargava os piores indicadores educacionais do país e ainda convivia com falta de infraestrutura básica para um bom aprendizado.

Desde que assumiu o governo, Flávio Dino priorizou a educação como a grande marca da sua administração. E, após três anos de gestão, as mudanças começam a aparecer. A primeira e mais impactante é a substituição de escolas de taipa e barro por estruturas de alvenaria. Em todos os cantos do Maranhão é possível constatar essa mudança por meio do programa Escola Digna.

Os mais longínquos povoados hoje contam com estruturas que parecem oásis em meio ao deserto. Os antes invisíveis, estão estudando em escolas equipadas com os mais modernos instrumentos para um ensino de qualidade. O filho do lavrador, do pequeno agricultor familiar, está estudando em estruturas dignas de escolas particulares da capital. Sonho inimaginável.

Outra utopia para alguns, e realidade no Maranhão da educação, são as novas escolas de ensino médio. Pela primeira vez na história, municípios como Centro Novo, São João do Caru, São Pedro da Água Branca, São Roberto e, agora, Marajá do Sena, dispõem de um prédio próprio e moderno para os seus estudantes.

Os exemplos da revolução na educação maranhense são vários: escolas em tempo integral, com estruturas jamais vistas no estado, alunos do ensino público indo estudar no Canadá, Estados Unidos, França e Argentina, participando de competições de robótica no Japão e em Portugal. Há, de fato, uma revolução em curso na educação do Maranhão. Sem falar nos investimentos do ensino superior, com o dobro do número de bolsas de pós-graduação, criação da UemaSul, ampliação da UEMA e tantos outros investimentos que estão sendo feitos para que as futuras gerações colham os frutos de um Maranhão melhor.

Talvez seja por isso que Flávio Dino é nacionalmente conhecido como o governador da educação. Os livros de história maranhense com certeza terão um capítulo especial sobre os motivos da virada do Maranhão. Com certeza ele será intitulado de ‘A revolução por meio da educação’.

Postagens relacionadas

2 thoughts on “A histórica revolução da educação no Maranhão

  1. Bom dia!
    Acompanho daqui de Maceió, Alagoas, a trajetória administrativa do governador Flávio Dino, como tem trabalhado para tirar o meu, o nosso Maranhão do atraso. Realmente, está fazendo uma revolução na educação com tantos programas belíssimos e de grande alcance social. Finalmente, o Maranhão tem um governador brilhante que só pensa em tirar o Estado do atraso e dar dignidade ao seu povo. Agradeço de todo o coração ao governador Flavio Dino e espero vê-lo em 2020 Presidente do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *