Ataques à Veja, liberdade de Imprensa e vandalismo…

O protesto de cerca de 200 pessoas do grupo União da Juventude Socialista (UJS), ligado ao PT,  em frente ao prédio da Editora Abril, em São Paulo, gerou repúdio geral de entidades da mídia brasileira. Na opinião do blog, foi uma manifestação de intolerância, uma lamentável tentativa de intimidação, próprias de quem não sabe conviver na democracia e num país com liberdade de imprensa.

O ataque à sede da revista Veja se deu logo após a publicação ter divulgado capa, mostrando que o doleiro Alberto Youssef revelou, em depoimento, que a presidente Dilma Rousseff e o ex Lula da Silva sabiam de tudo sobre o esquema de corrupção na Petrobras.

Indignados, os manifestantes, integrantes da União da Juventude Socialista (UJS), picharam os muros com frases como “Fora Veja” e “Veja mente” e espalharam sujeira diante da editora.

Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) “repudiou veementemente” os ataques e considerou “grave qualquer ato de intimidação à liberdade de imprensa”.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) criticou a Justiça Eleitoral por impedir que a Abril fizesse publicidade da nova edição da revista e destacou que “as agressões cometidas são igualmente condenáveis”. A ABI acrescenta: “A História tem mostrado como manifestações de intolerância dessa natureza costumam terminar”.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) ressalta que um veículo de imprensa “tem o direito de publicar qualquer coisa” e quem não concorda “tem o direito de protestar”, mas “respeitados os limites legais”.

Postagens relacionadas

14 thoughts on “Ataques à Veja, liberdade de Imprensa e vandalismo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *