AVANÇO – Ideb do Maranhão é o segundo que mais cresceu no país…

Governador Flávio Dino comemorou avanço no Ideb
Governador Flávio Dino comemorou avanço no Ideb

Os investimentos do governo Flávio Dino, desde os primeiros dias da gestão com foco na melhoria da educação, elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Maranhão em 2015, no Ensino Médio, retirando o estado da penúltima posição que ocupava em 2013 e colocando-o em patamar de destaque no ranking nacional, como o segundo da federação que mais cresceu neste nível ensino, atrás apenas de Pernambuco. O resultado do Ideb 2015 foi divulgado nesta quinta-feira (8), pelo Ministério da Educação.

No Ensino Médio, cuja responsabilidade por 97% da matrícula é do Governo do Estado, o Maranhão saiu do resultado de 2,8 em 2013 para 3,1 em 2015, um crescimento de 0,3 pontos no Ideb de um ciclo para outro.

No comparativo em que se leva em consideração apenas a rede pública estadual de ensino, o Maranhão fica à frente do Pará, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

“Este resultado divulgado hoje demonstra que no primeiro ano do nosso governo o Ensino Médio estadual melhorou muito. Saímos dos últimos lugares e fomos um dos estados que mais evoluiu, e estamos só começando. Com as mudanças contínuas que estamos implantando, tenho certeza de que nosso próximo Ideb será ainda melhor“, destacou o governador Flávio Dino.

O Ideb é constituído por indicadores educacionais como: taxa de aprovação, resultado da Prova Brasil (aplicada na 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental nas escolas públicas de todo o Brasil) e os resultados do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – aplicado em uma amostra de escolas de Ensino Médio).

O índice estabelece não só médias para as redes estaduais, redes municipais e escolas de ensino fundamental, mas também define metas que deverão ser alcançadas pelas redes de ensino e serve como norteador de políticas de melhoria na qualidade das escolas públicas de todo país.

Crescimento

O fortalecimento do regime de colaboração entre o governo do Estado e os municípios maranhenses com as ações do Programa Escola Digna, que tem como um de seus objetivos a substituição de escolas de taipa por de alvenaria e assistência técnico-pedagógica às redes municipais com impacto direto no processo de ensino e de aprendizagem, também impactou no resultado das redes municipais, que demonstram o crescimento de 4,3 em 2105, em relação a 2013, que tinham 4,2.

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