07 de abril, hoje se comemora o Dia do Jornalista, profissional da informação, da Comunicação, operário da notícia, da conexão, da apuração, da investigação, do fazer valer o direito dos cidadãos, estabelecido no artigo V da Constituição Federal, etc. Ainda há muito o que se conquistar nesta área, principalmente, a tão almejada regulamentação.

No Maranhão, presenciamos, diariamente, o exercício irregular da profissão. Multiplicam-se o número de veículos, blogs, ao passo que, a cada dia, recebemos mais informações parciais, como as falsas informações disseminadas em grupos de WhatsApp, irresponsabilidades que não são checadas e são publicadas, spams, reproduzidas em série e que terminam causando muita desinformação.

A nossa luta, dos jornalistas diplomados, é pelo exercício profissional do Jornalismo, que a exemplo de todas as demais profissões, deve ser exercido com responsabilidade, para realmente informar os nossos cidadãos, e não somente preenchê-los com quantidade e velocidade, sem primar pela qualidade.

O exercício irregular e não profissional tem trazido inúmeros malefícios para a nossa sociedade, como a desinformação e o aumento da violência contra os profissionais do Jornalismo.

É preciso unir forças para mudar este cenário, combater a violência e, acima de tudo, aprovar a Proposta de Emenda Constitucional que torna obrigatória a obtenção do diploma de curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão no país. Há anos, o Senado aprovou, em segundo turno, a PEC com 60 votos favoráveis e quatro contrários, mas o texto, até hoje, não foi votado na Câmara dos Deputados, onde já tramita uma proposta semelhante. Desistir jamais. Temos que pressionar pela regulamentação.

De forma alguma, estou querendo aqui cercear a liberdade de expressão, que é direito de todos os brasileiros, mas sim defender o exercício profissional do Jornalismo, uma profissão que foi, erroneamente, desregulamentada e que os reflexos estamos sentindo, diariamente, nas nossas vidas, por não haver lei que regulamente o exercício profissional e responsável.

Finalizo essa reflexão, parabenizando a todos os jornalistas profissionais do Maranhão e do Brasil pela data de hoje. Que o dia seja de reflexão para que nunca deixemos de lutar pela regulamentação da nossa profissão.

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *