Dia do Jornalista – Parabéns aos colegas jornalistas!

jornalista

Hoje, 07 de abril, é  o Dia do Jornalista. Esta data, instituída pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa), homenageia o médico e jornalista Líbero Badaró para marcar a data em que é dedicada ao profissional da mídia que trabalha com a produção de notícias diariamente.

A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar a informação para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre atuar, tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

O jornalista Líbero Badaró chegou ao Brasil em 1826 já com pensamentos a favor da liberdade. Três anos mais tarde, fundou o periódico Observador Constitucional, no qual denunciava abuso de poder do Império, na época de D. Pedro I. Em novembro de 1830, foi assassinado por inimigos políticos, em São Paulo. Historiadores acreditam que a morte foi encomendada pelo imperador que em 7 de abril de 1831 abdicou.

Desta forma, a data apresenta controvérsias. Alguns falam que ela marca o Dia do Jornalista, também comemorado no dia 29 de janeiro. Outros afirmam que a data marca o Dia da Imprensa.

A data ressalta a importância da liberdade de imprensa e da luta pelo direito de se expressar publicamente.

22 ideias sobre “Dia do Jornalista – Parabéns aos colegas jornalistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *