Em greve há um mês, professores de Presidente Sarney reivindicam reposição de perdas salariais

Professores querem cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários
Professores querem cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) repercutiu, na sessão desta quarta-feira (24), a greve de 120 professores da rede municipal de ensino de Presidente Sarney, que teve início no dia 21 de agosto. A categoria luta há mais de um mês para fazer com que o prefeito, Edson Bispo Chagas, cumpra uma lei de 2012 do Plano de Cargos Carreiras e Salários que garante reposição de perdas acumuladas durante esses anos.

Othelino saiu em defesa dos docentes e criticou a atual administração da Prefeitura, que, segundo ele, tem se recusado a cumprir o Plano de Cargos e Salários dos Educadores, além disso, ainda se nega a negociar com a categoria.

 Segundo o deputado do PCdoB, a paralisação das atividades vem prejudicando os estudantes do Ensino Fundamental. “Já faz dois anos que virou lei o Plano de Cargos e Salários, e o prefeito se recusa a cumprir ou tentar qualquer negociação. Uma falta de respeito com os professores, mas que prejudica, principalmente, os alunos que ficam penalizados sem aulas, inclusive comprometendo o ano letivo”, disse.

Othelino Neto ainda fez críticas à postura do prefeito, denunciando a tentativa de chamar professores contratados. “O prefeito de Presidente Sarney já é conhecido por ser arbitrário, arrogante, por achar que o cargo dá a ele o direito de mandar e desmandar. Adotou uma estratégia de tentar chamar professores contratados, fazer uma espécie de dobra da carga horária, cuja legalidade é inclusive questionável, para que esses profissionais assumam os lugares daqueles que estão em greve há mais de 30 dias”, alertou.

Por último, o deputado reiterou o seu apoio à classe de professores na causa. “Dirijo-me aqui aos professores e professoras deste município para dizer que vocês podem contar conosco nessa luta, pois nós vamos denunciar assim como já fizemos outras vezes aqui. Então, contem conosco durante toda essa luta de vocês, porque essa luta é uma luta justa”, comentou.

Professores lotaram galeria

Os professores, identificados pela cor vermelha, lotaram a galeria da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (24), para sensibilizar a Casa quanto ao que vem acontecendo no município. Segundo o presidente do Sindicato dos Professores, Elissandro Ribeiro, a categoria está reivindicando que haja, o mais rápido possível, o processo de enquadramento de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores.

“A própria lei diz que, no ano de sanção, ou seja em 2012, teria que ser feito esse enquadramento. A justificativa do prefeito é a de que não tem recursos. Então viemos pedir o apoio dos deputados. Já tivemos retaliações, com corte de salários por nove dias”, comentou o presidente do sindicato.

Postagens relacionadas

16 thoughts on “Em greve há um mês, professores de Presidente Sarney reivindicam reposição de perdas salariais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *