ENTRE A VIDA E A MORTE – Município descumpre liminar que manda transferir recém-nascido para o Materno Infantil

Bebê com cardiopatia congênita
Bebê com cardiopatia congênita

O recém – nascido Hugo Oliveira de Carvalho, de um mês e 13 dias, está entre a vida e a morte na  UTI Neonatal da  Marly Sarney, precisando urgente de uma cirurgia que não pode ser realizada na maternidade. Ele nasceu com cardiopatia congênita e está aguardando que o município de São Luís,  leia-se a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), cumpra liminar da Justiça que o obriga a transferir o bebê para o Materno Infantil, rede particular ou hospital fora do Estado, caso o procedimento cirúrgico não tenha como ser feito na rede pública e nem na capital maranhense.

A mãe da criança,   Luana Tereza Couto Oliveira, entrou com a ação contra o Município de São Luís,  via Defensoria Pública do Estado. O bebê precisa ser transferido, a priori, para o Materno Infantil, onde a cirurgia poderia ser realizada.

A liminar diz que, se não puder ser feita na rede pública,  a criança tem que ser transferida para a rede particular e/ou leito de hospital fora do Estado, em UTI aérea, caso não seja possível em São Luís.

A família do recém-nascido está desesperada e pede o clamor popular para o caso do menino Hugo Oliveira. Segundo a tia da criança, Natália Couto, o quadro de saúde da criança vem se agravando, a cada dia, por conta da demora da cirurgia.

RESPOSTA DA SEMUS – Secretaria garante que bebê será transferido para o Materno

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que a criança será transferida para o Hospital Universitário Materno Infantil. A Semus esclarece também que, apesar da patologia delicada, o quadro é considerado estável. A Secretaria reforça, por fim, que tem desenvolvido ações de melhoria e ampliação dos serviços de saúde na capital, inclusive com a construção do novo Hospital da Criança, em parceria com o Governo do Estado, que terá centro cirúrgico e UTI pediátrica.

Atenciosamente,

SECOM | Prefeitura de São Luís

LIMINAR

liminar bebe

Postagens relacionadas

16 thoughts on “ENTRE A VIDA E A MORTE – Município descumpre liminar que manda transferir recém-nascido para o Materno Infantil

  1. Por favor alguém me passa o número dos pais quero prestar minha solidariedade pois perde minha filha na Marly e posso imaginar o sofrimento dessa mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *