Flávio Dino está limpando contratos da Saúde do Maranhão…

Os desvios milionários da saúde do Maranhão detectados durante a gestão da ex-governadora Roseana Sarney pela Operação Sermão aos Peixes – que tinha como o chefe da quadrilha, segundo a Polícia Federal, o ex-secretário Ricardo Murad – envolveu um esquema bem montado para atuar para além dos anos de gestão do sarneysismo.

O conchavo envolveu a terceirização completa da saúde por meio da contratação de ONGs e Oscips que eram responsáveis, além da manutenção das unidades de saúde, por um método ultraorganizado de desvio de verba pública. O esquema foi montado por Roseana Sarney e Ricardo Murad para prejudicar a oferta de serviços públicos em governos subsequentes e tentar continuar com ilícitos na saúde.

Durante os últimos anos, a Polícia Federal identificou que três ONGs tinham o mesmo modus operandi. Eram elas Bem Viver e Instituto Cidadania e Natureza (ICN), além do Idac, que veio à tona esta semana. As três foram contratadas durante a gestão de Ricardo Murad.

Denúncias de corrupção vieram à tona envolvendo as três empresas contratadas durante o Governo Roseana Sarney já na atual administração e o governador Flávio Dino tratou logo de cancelar o contrato com todas após as descobertas no âmbito da Operação Sermão aos Peixes.

“Na gestão da saúde, estamos revertendo a terceirização feita no passado para entidades privadas. Passo a passo, para evitar desorganização. Já cortamos pela metade as despesas com entidades privadas terceirizadas.
Implantamos a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Eliminar de um vez só a terceirização para entidades privadas iria parar o sistema de saúde e gerar 10.000 desempregados”, disse Flávio Dino.

“Não fomos nós que implantamos esse modelo de terceirização na saúde. Já encontramos e estamos fazendo mudanças possíveis, passo a passo. Sempre que somos informados de irregularidades, agimos imediatamente. Não somos coniventes nem acobertamos erros alheios. Transição entre o modelo do governo passado e um novo modelo tem ocorrido com várias medidas, uma delas a implantação de uma empresa PÚBLICA. Em 2 anos e meio de governo ninguém jamais acusou qualquer dirigente da Secretaria de Saúde de ser desonesto. Prova de idoneidade deles”, afirmou o governador.

O fato é que o esquema montado para atuar além da gestão Roseana Sarney está acabando ao passo que novas operações da Polícia Federal denunciam as empresas terceirizadas. Pelo visto, poucas empresas contratadas por Ricardo Murad agiam de forma lícita. Resta a Flávio Dino fazer o que está fazendo: limpando a corrupção, sem esconder mal feitos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *