Indefinição de cenário político pode atrapalhar planos de Sarney Filho ao Senado

A indefinição do atual cenário para a disputa ao Senado tem incomodado o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

A indefinição do atual cenário para a disputa ao Senado tem incomodado o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que finalmente foi cotado pelo clã Sarney a disputar um cargo mais alto após anos como deputado.

Momentaneamente, o senador João Alberto foi convencido a não sair candidato à reeleição. Atendendo aos planos da família Sarney, ele deverá ser candidato a vice-governador na chapa de Roseana Sarney, o que também não resolveria a crise interna que se instalou na disputa senatorial do clã.

Raposas velhas da política, o grupo Sarney sabe quanto pesa a candidatura de governador para a disputa de senador, a exemplo do governador Flávio Dino (PCdoB), que, além de estar bem nas pesquisas, controla a máquina estatal e permanece com uma grande força política, tendo até retirado fortes lideranças do grupo da oposição.

Diante disso, Sarney Filho sabe que se fizer um senador, o clã elege apenas um de sua chapa e, com a possibilidade do seu grupo político eleger apenas um, seria importante ter um segundo nome mais fraco na chapa.

Hoje, o senador Edison Lobão está decidido a ser candidato novamente. Garantiria um último mandato e, provavelmente, deixaria o cargo antes do final para seu filho Edinho Lobão, que sempre é seu suplente.

Por ter significativa consolidação de densidade eleitoral, é incontestável que, nesta chapa, Lobão teria mais votos que o filho de Sarney, que poderá ficar sem mandato e acabar de vez com seu sonho de voos mais altos na carreira política, enfraquecendo, mais ainda, o grupo.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *