Movimento de oposição articula candidatura à presidência da OAB

Advogados da Oposição apresentaram propostas a jornalistas
Advogados da Oposição apresentaram propostas a jornalistas

O movimento de advogados maranhenses batizado de “Ordem e Mudança 2015” oficializou a pretensão de uma futura candidatura à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB-MA), em um café da manhã oferecido a jornalistas e advogados, nesta quinta-feira (05), no Veleiros Hotel, em São Luís.

O movimento iniciado, no ano passado, já conta com a adesão de centenas de advogados em todo o estado com um posicionamento de oposição à atual gestão da entidade.

Liderado pelo advogado criminalista Charles Dias, o grupo defende que a entidade de classe volte a atuar em defesa das prerrogativas da classe, na garantia de infraestrutura mínima para o desenvolvimento do trabalho dos advogados, tanto da capital como do interior do Estado, além de cobrar uma maior produtividade dos órgãos judiciais.

O grupo recebe, diariamente, por meio de grupos de WhatsApp e outras redes sociais, relatos de advogados de todo o Estado com denúncias sobre violação de prerrogativas, abusos de servidores do poder judiciário, e, principalmente, omissão da entidade que deveria representá-los, a OAB-MA.

Críticas – Durante o evento, Charles Dias também criticou duramente o que chamou de “partidarização” da OAB-MA. Ele ressaltou como um dos compromissos do grupo, em uma possível vitória no pleito,  cobrar mais celeridade do poder judiciário no julgamento de processos e no cumprimento de prazos pelos magistrados.

Foram citados também como compromissos do grupo a defesa das prerrogativas dos advogados, o compromisso de não-reeleição do presidente, a apartidarização e manutenção da independência institucional, entre outros.

Postagens relacionadas

7 thoughts on “Movimento de oposição articula candidatura à presidência da OAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *