Movimento “Vem Pra Rua” adere ao discurso do “Fora Dilma”

Grupo era único entre os organizadores dos protestos do dia 12 que não apoiava saída de Dilma da presidência da República.

Último Segundo

O movimento do impachment toma corpo
O movimento do impachment toma corpo

Os gritos pelo impeachment podem ficar mais fortes no próximo protesto anti-Dilma Rousseff, marcado para 12 de abril, em dezenas de cidades brasileiras. Grupo que mais tem se destacado na mídia nas últimas semanas entre os movimentos contra a presidente, o Vem Pra Rua passou a incluir o “Fora Dilma” em sua pauta, antes concentrada em gritar contra a corrupção e pela reforma política no Brasil.

Com a opinião unânime em relação aos chamados “milicos”, o alvo de ataques dos grupos passou a ser o Vem Pra Rua, consequência da grande atenção que o movimento vem ganhando sem, no entanto, promover o pedido por impeachment da presidência – foco do Movimento Brasil Livre (MBL), o responsável por agendar tantos os atos do dia 15 quanto os do dia 12 de abril.

Na semana passada, Renan Santos, de 31 anos, um dos líderes do MBL, afirmou que o Vem Pra Rua conseguia ser tão prejudicial quanto os grupos pró-intervenção militar nos protestos e que isso poderia levá-lo a ser responsável por esvaziar as manifestações devido ao fato de suas pautas fugirem do principal objetivo dos atos.

“Ninguém sai de casa contra um inimigo genérico, contra a corrupção, pela esperança, pela probidade, pela ética. É um protesto contra a Dilma, com foco, cara e objetivo” , criticou Santos na ocasião. “Agora, se eles [Vem Pra Rua] começassem a tomar posições diferentes das do PSDB [principalmente em relação ao pedido de impeachment] até sentiríamos mais confiança em trabalhar com eles.”

Mesma opinião tinha Marcello Reis, do Revoltados Online, para quem o grupo liderado por Chequer tentava reivindicar para si a organização dos protestos contra a presidente, apesar de não gritar diretamente por sua queda. “Querem sentar na janelinha e ainda mudar o nosso foco? Isso não aceitamos”, atacou ele.

“Novos dados legitimam impeachment”

De acordo com Chequer, o posicionamento do Vem Pra Rua não mudou, só ganhou o acréscimo de uma nova pauta que coloca o grupo mais próximo aos outros que se posicionam contra a presidente da República. Isso ocorreu, afirma, “porque temos novos dados que, em nossa opinião, já podem configurar o impeachment”.

“Vemos uma série de possibilidades de ações políticas e jurídicas, incluindo de crime comum contra a Dilma. Mas não cabe a nós julgarmos. Nosso papel é canalizar a opinião das nossas bases que estão pedindo o ‘fora Dilma'”, diz ele.

“Não seremos nós que iremos mostrar a tese jurídica. Acreditamos que a voz das ruas possuem um amparo legal e vamos acompanhar muito de perto tanto a parte política quanto a jurídica. Para nós, a Dilma deve sair, seja por impeachment, cassação, renúncia, o que for. Mas tem de sair.”

Seja como for, o desejo dos outros grupos em relação a um apoio maior do Vem Pra Rua nos atos foi atendido. E, assim como os colegas de rua, Chequer vê com otimismo a nova posição para fortalecer os movimentos dos próximos atos.

“Fazemos todo o esforço possível para unirmos e alinharmos nossas ideias com os outros grupos de oposição oposição, apesar de não canalizarmos as mensagens deles. Mas acredito, sim, que conseguiremos juntar ainda mais pessoas no dia 12”, resume Chequer.

Postagens relacionadas

11 thoughts on “Movimento “Vem Pra Rua” adere ao discurso do “Fora Dilma”

  1. Estive c/ D. Rousseff no DOPS em 1970.Eu escrevi a letra e compuz a música p/ nós cantarmos.Tenho guardada em papel amarelado até hoje.A madame Rousseff não sofreu tanto quanto dizem.Eu sei tudo o que se passou.Eu e muita gente boa acreditamos no Lula e na Dilma.Colocamos os dois lá em cima.Arrependo-me amargamente.Lutei muito,fui militante política.De Brasília, assinados por altas autoridades, veio o meu DOSSIÊ e outros documentos, dizendo que devo ser indenizada ,e receber mensalidades c/ retroativos até o fim de minha vida, pois sou anistiada política.Enfrentei militares contra a DITADURA.Agora lutarei contra outra coisa que quase ninguém esperava:a DEMOCRADURA! Dilma mentiu.Lula mentiu.Genoíno mentiu. A PETROBRÁS mentiu.A FIFA mentiu.Até agora,não recebi um centavo sequer.CADÊ MEU DINHEIRO PT?Por direito e justiça exijo meu dinheiro!!!

  2. Estive c/ D. Rousseff no DOPS em 1970.Eu escrevi a letra e compuz a música p/ nós cantarmos.Tenho guardada em papel amarelado até hoje.A madame Rousseff não sofreu tanto quanto dizem.Eu sei tudo o que se passou.Eu e muita gente boa acreditamos no Lula e na Dilma.Colocamos os dois lá em cima.Arrependo-me amargamente.Lutei muito,fui militante política.De Brasília, assinados por altas autoridades, veio o meu DOSSIÊ e outros documentos, dizendo que devo ser indenizada ,e receber mensalidades c/ retroativos até o fim de minha vida, pois sou anistiada política.Enfrentei militares contra a DITADURA.Agora lutarei contra outra coisa que quase ninguém esperava:a DEMOCRADURA! Dilma mentiu.Lula mentiu.Genoíno mentiu. A PETROBRÁS mentiu.A FIFA mentiu.Até agora,não recebi um centavo sequer.CADÊ MEU DINHEIRO PT?Por direito e justiça exijo meu dinheiro!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *