Número de assaltos a ônibus em São Luís cai em 8%

O número de assaltos a ônibus na Grande São Luís caiu em 8% no primeiro semestre de 2017 em comparação com o mesmo período de 2014.

De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), foram 275 assaltos entre janeiro e junho de 2014. Já nos primeiros seis meses deste ano, o total caiu para 253.

A queda acompanha o aumento do número de ações policiais nos coletivos de São Luís. A operação Busca Implacável, da Polícia Militar, fez mais de 60 mil procedimentos nos ônibus na primeira metade deste ano.

Esses procedimentos incluem abordagem, revista, monitoramento em paradas, apreensão de drogas e armas, além de condução de suspeitos a delegacias.

O Batalhão Tiradentes é quem coordena a operação Busca Implacável. O foco está nas paradas de maior risco e nos pontos finais, identificados a partir das estatísticas de assaltos.

A cada ação, os policiais fazem o registro nos equipamentos de leitura magnética dos próprios ônibus, agilizando o envio das informações. A meta é abordar pelo menos 20 ônibus por dia. Todos os setores da PM, como batalhões, motos e viaturas, contribuem com a Busca Implacável.

Queda nos homicídios

A queda nos assaltos a ônibus também acompanha a redução no número de homicídios na Grande São Luís no primeiro semestre. A diminuição foi de 30% entre o primeiro semestre de 2014 e o mesmo período de 2017. A taxa vem caindo ano a ano.

Desde 2015, o Governo do Maranhão tem contratado policiais. Já são mais de 3 mil nomeações. Hoje o estado tem 12 mil policiais trabalhando.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *