O debate da Maranhense e as nossas “considerações”…

Debate entre os candidatos a governador na TV Maranhense
Debate entre os candidatos a governador na TV Maranhense

Em relação ao debate entre os candidatos a  governador do Maranhão realizado pela TV Maranhense, na noite de sábado (20), com todo o respeito à afiliada da Band e ao apresentador Kim Lopes, foi a primeira vez que vi censura no tempo  das “considerações finais” a um participante nesse tipo de programa.

Essa etapa, todo mundo sabe, que é reservada para que o candidato fale aquilo que quiser de forma livre. Foi assim em todas as emissoras, inclusive, na TV Difusora, de propriedade de Edinho Lobão (PMDB). A justificativa teria sido a de não gerar mais direito de resposta. Mas, ora, o adversário poderia também se defender, rapidamente, no mesmo tempo a que teve direito.

Nos bastidores do debate, em que estive presente, observei que uma pessoa ligada à direção da TV não gostou nada do que aconteceu, pois não era essa a intenção do debate. A postura, defendida por quem administra a emissora, era de demonstrar o máximo de isenção possível, como tem que ser mesmo, de forma correta.

Flávio Dino (PCdoB) foi interrompido e impedido de falar o que desejava no tempo das considerações finais pelo mediador, enquanto que Lobão Filho pôde expressar o seu pensamento, inclusive, com acusações ao adversário nesse tempo. Fora isso, o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão” teve ainda direitos de resposta negados durante o debate.

Reação no Twitter

O candidato do PCdoB lamentou a censura nas considerações finais por meio do Twitter. “Hoje aconteceu algo inédito em debates eleitorais na TV, no Brasil. Fui censurado e impedido de falar em um debate na TV Maranhense (Band).
Reitero o que tentei dizer e fui, arbitrariamente, censurado: espero que Edinho Lobão devolva o dinheiro que recebeu ilegalmente”, disse na rede social.

flavio twitter

O lado bom e positivo do debate da Maranhense

No mais, o debate da Maranhense se destacou, na minha opinião, pela estrutura e espaço oferecidos tanto para a Imprensa e convidados, que ficaram, de forma confortável, em um auditório grande, onde aconteceu o embate entre os candidatos Flávio Dino (PCdoB), Lobão Filho (PMDB) e Luís Pedrosa (PSOL).

E a exemplo dos outros debates serviu para que o eleitor, sobretudo o indeciso, defina-se em relação a um dos candidatos que disputam o governo do Maranhão. Foi possível observar quem tem as melhores propostas e, realmente, entende dos problemas do Estado e tem soluções coerentes para eles.

A receptividade, a acolhida da TV Maranhense foram pontos muito positivos, ao contrário de outras emissoras que restringem participação de imprensa, blogueiros, assessores, etc.

O diferencial foi que, com a filial da Band, todos que se credenciaram, por meio de portal, tiveram a oportunidade de acompanhar, de perto, o debate. Por isso, está de parabéns a TV da Madre Deus.

Postagens relacionadas

45 thoughts on “O debate da Maranhense e as nossas “considerações”…

  1. Será que o candidato ao senado da chapa do comunista vai devolver também para a prefeitura o aluguel da casa que ele alugou para a sua vice-prefeitura.
    Agora como é que o comunista quer que um prédio já construído esteja pronto para se transformar em um hospital sem passar por uma reforma? Então no período que o prédio estivesse sendo reformado o aluguel seria pago por ele. Esse comunista é muito demagogo ou entao quer subjulgar a nossa inteligência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *