O desafio dos partidos de esquerda no Maranhão…

Para todos os partidos de esquerda, o maior desafio da próxima disputada eleitoral é atingir os votos suficientes e não assistir seus partidos sendo barrados pela Justiça Eleitoral.

Os partidos, ideologicamente, do campo da esquerda já são tradicionais no lançamento de candidaturas ao Governo do Estado e ao Palácio do Planalto. Mas suas candidaturas sempre figuram nas últimas colocações com pouquíssimos votos e nomes pouco competitivos. Mas, no Maranhão, o PCdoB, partido tradicional esquerdista, conseguiu chegar ao topo com êxito por meio da eleição do governador Flávio Dino em 2014, um marco no Estado, no país e para a sigla. Em 2018, tenta a reeleição com o apoio de uma ampla Frente Partidária.

No calor da disputa pré-eleitoral deste ano, a surpresa da eleição de 2018, sem dúvidas, é a temida Cláusula de Barreira que chegou para combater os vários “partidos de aluguel”, mas que podem levar consigo partidos antigos e com fundamentos ideológicos conhecidos por muitos.

Dentre os mais destacados está o PSOL que, no Maranhão, é presidido por Luís Antônio Pedrosa, terceiro colocado na disputa ao governo estadual em 2014. O partido já lançou o nome do engenheiro civil Odívio Neto para o cargo de governador nesta eleição. Outros nomes de destaque da legenda são os de Haroldo Sabóia e Valdeny Barros.

O PSTU, outro conhecido das campanhas estaduais, tinha em Marcos Silva um dos nomes mais lembrados da legenda, porém, ele anunciou sua saída do partido em julho do ano passado. Saulo Arcangeli, candidato a governador em 2014, saiu da disputa com um pouco mais de 27 mil votos e ainda não tem seu nome confirmado para uma nova disputa.

O PCB também lançou candidatura em 2014 para o Palácio dos Leões. O candidato, Professor Josivaldo, ficou na lanterninha da disputa e obteve 3.574 mil votos. Já o PCO, outro partido da esquerda radical, permanece sem representantes no Maranhão.

Para todos eles, o maior desafio da próxima disputada eleitoral é atingir os votos suficientes e não assistir seus partidos sendo barrados pela Justiça Eleitoral. Foices e martelos precisarão estar bem mais afiados.

Postagens relacionadas

One thought on “O desafio dos partidos de esquerda no Maranhão…

  1. E o PT, hein?
    Bom…, quem vota no “lula livre”, do
    PT e seus satélites ao estilo de PCdoB (e,
    também, no bregaço do Petismo) é:

    1.
    Autoritário,
    2.
    Grotão convencido a sabichão,
    3.
    Pessoas toscas,
    4.
    Pessoas que sofreram Lavagem Cerebral, via

    João-o-Milionário-Santana (o ex-publicitário do

    brega petismo),
    5.
    Bregas e barangonas,
    6.
    População reacionária,
    7.
    Ladrões, bandidos e mulheres revoltadas;
    8.
    Imbecis de toda ordem!


    O petismo, lula, dilma etc. são totalmente

    autoritários de esquerda…
    Vejamos. Eis tais pessoas:
    Elas têm uma abordagem mental tão estreita como
    o buraco de uma agulha (PT, PCdoB): ali não cabe
    outra opinião além da sua, outra crença ou outra
    verdade, algo que ela mesma criou ao longo da
    sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *