Pesquisa Vox Populi aponta que Lula lidera intenção de votos mesmo após prisão

A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 13 e 18 de abril em 118 municípios de 27 unidades federativas com 2.000 pessoas.

Uma pesquisa do instituto Vox Populi encomendada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e divulgada nesta terça-feira (17), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso após condenação na Lava Jato no caso triplex, como principal candidato e líder disparado em todos os cenários eleitorais (nenhuma simulação de segundo turno foi feita sem Lula).

Chama a atenção, porém, que a mesma pesquisa demonstra duas estatísticas negativas ao petista. A maioria dos entrevistados acredita que o ex-presidente não disputará as eleições deste ano. Segundo o levantamento, 45% disseram que Lula não vai ser candidato, contra 40% que entendem que o petista disputará o pleito.

A maioria dos entrevistados, 46%, também entende que a prisão do ex-presidente foi “justa”, embora o número esteja em empate técnico com os que consideram que a prisão de Lula “não foi justa” (44%). Dez por cento não sabem ou não responderam.

No restante dos índices, apenas números favoráveis ao petista. Em uma das perguntas, o entrevistador questiona se “Lula é tratado por Moro e outros juízes de maneira mais dura da que usam com
políticos como Temer e Aécio Neves”. No entanto, o juiz Sérgio Moro não julga o presidente Michel Temer (MDB) e o senador Aécio Neves (PSDB), que têm foro privilegiado e respondem a suas acusações da Lava Jato perante o Supremo Tribunal Federal.

A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 13 e 18 de abril em 118 municípios de 27 unidades federativas com 2.000 pessoas.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *