Podemos lança Alvaro Dias à presidência do Senado

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR), no plenário do Senado Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Globo

O Podemos decidiu lançar o paranaense Alvaro Dias à Presidência do Senado. É pelo menos o oitavo nome colocado, formal ou informalmente, na disputa pelo posto. Candidato à Presidência da República derrotado nas últimas eleições, Dias defende o voto aberto para a escolha do novo chefe da Casa.

Simone Tebet (MDB-MS), Renan Calheiros (MDB-AL), Major Olímpio (PSL-SP), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Espiridião Amin (PP-SC), Ângelo Coronel (PSD-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) são os outros nomes que já se manifestaram pré-candidatos ou fazem campanha nos bastidores.

Parte dessas candidaturas foi colocada num movimento contra o nome mais forte, por ora, na disputa pelo comando do Senado: Renan Calheiros. Olímpio, Jereissati e outros já admitiram abrir mão da candidatura no caso de o emedebista não for o indicado do MDB à presidência.

Ao lançar Dias, o Podemos alegou que foi uma decisão de “suas bases”, em consulta. O partido também decidiu entrar na polêmica do voto aberto ou secreto para a escolha do presidente. Há uma pressão para que a votação seja aberta, numa estratégia contra Renan. A teoria é que os senadores se sentiriam constrangidos ao se expor favoravelmente a um nome investigado em inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Há duas semanas, o presidente do STF, Dias Toffoli, derrubou liminar do ministro Marco Aurélio Mello pelo voto aberto. Os senadores pretendem, porém, retomar o assunto no dia votação, marcada para 1 de fevereiro, provocando os colegas do Senado a se manifestarem sobre o assunto.

“O Podemos defende também o voto aberto nas eleições na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Para o partido, a transparência deve prevalecer em todos os atos do poder público, principalmente, em respeito ao direito constitucional do eleitorado brasileiro de saber como votam seus representantes eleitos”, diz a nota do partido.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *