PRIMEIRO PROGRAMA – Candidatos apelam para o emocional; Edivaldo começa a prestar contas; Nanicos dizem muito mal o nome

candidatos a prefeito sao luis

Com um tempo bastante reduzido, apenas dez minutos no total, teve início, nesta sexta-feira (26), a propaganda eleitoral no rádio e na TV. No primeiro dia, os candidatos Wellington do Curso (PP), Eliziane Gama (PPS) e Fábio Câmara (PMDB) exploraram o emocional para passar ideia de que são de origem muito humilde (pobreza).

Já o candidato Edivaldo Holanda Jr (PDT) não perdeu tempo e começou a prestar contas desde o início do programa, já que tem o maior tempo. Enumerou algumas obras e intervenções na capital maranhense na expectativa de convencer o eleitor.

Enquanto os primeiros citados puderam mostrar alguma coisa, o mesmo não aconteceu com os candidatos dos partidos nanicos que tiveram apenas alguns segundos. Eduardo Braide (PMN), Rose Sales (PMB), Cláudia Durans (PSTU) e Valdeny Barros quase não tiveram tempo de dizer os nomes deles.

No geral, isso já era esperado para esse primeiro dia de programa tendo em visto o perfil dos candidatos e o pouco tempo de propaganda, principalmente, para os nanicos. A saída para driblar essa carência de espaço em rádio e TV é explorar as redes sociais e a participação em entrevistas, debates, etc.

As novas regras

Nas eleições deste ano, o período de propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias, com as mudanças provocadas pela minirreforma eleitoral (Lei 13.165/2015). O primeiro turno do pleito será realizado no dia 2 de outubro.
A propaganda para os candidatos a prefeito é das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio. Na televisão, os programas serão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, de segunda a sábado.

A nova norma acabou com a propaganda em bloco para o cargo de vereador. As inserções de candidatos a prefeito e a vereador serão veiculadas de segunda a domingo, ao longo das programações, das 5h à 0h.

Já o número de inserções irão aumentar. Os partidos terão 70 minutos diários em inserções, de 30 ou 60 segundos cada, veiculados entre 5 e 24 horas, inclusive aos domingos, sendo 42 minutos para a campanha dos candidatos a prefeito e 28 minutos para a campanha dos candidatos a vereador.

 

A divisão do tempo de rádio e TV ficou assim em São Luís:

Edivaldo Holanda Júnior (PDT) – 3 minutos e 39 segundos

Wellington do Curso (PP) – 2 minutos e 15 segundos

Eliziane Gama (PPS) – 1 minuto e 55 segundos

Fábio Câmara (PMDB) – 1 minuto e 25 segundos.

Valdeny Barros (PSOL) – 12 segundos

Eduardo Braide (PMN) – 10 segundos

Rose Sales (PMB) – 7 segundos

Zeluis Lago (PPL) – 6 segundos

Cláudia Durans (PSTU) – 6 segundos

Postagens relacionadas

One thought on “PRIMEIRO PROGRAMA – Candidatos apelam para o emocional; Edivaldo começa a prestar contas; Nanicos dizem muito mal o nome

  1. Propaganda política é só uma chateação porque sabe-se que é pra candidatos se “venderem” ao eleitor com promessas mirabolantes que não cumprirão, vou citar um exemplo uma das promessas do atual prefeito Edivaldo feita na campanha de 2012, era acabar com os anexos das escolas, 4 anos depois, quantos escolas ele construiu para substituir os anexos e quantos anexos ele acabou; vou responder nenhum, portanto quem não quiser se chatear é só não assistir aos programas eleitorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *