PT precisa de virada inédita para vencer Bolsonaro no 2º turno

Desde 1989, nenhum candidato que saiu atrás na disputa do segundo turno conseguiu reverter a desvantagem e vencer as eleições presidenciais

UOL

O PT precisa de uma virada inédita na história da política brasileira desde a redemocratização para derrotar o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL).

Desde 1989, nenhum candidato que saiu atrás na disputa do segundo turno conseguiu reverter a desvantagem e vencer as eleições presidenciais.

Com 99% das urnas apuradas, Fernando Haddad (PT) foi o segundo candidato mais votado e vai disputar o segundo turno com Bolsonaro. Haddad obteve 30,7 milhões de votos, o equivalente a 28,9% dos votos válidos. Bolsonaro, por sua vez, recebeu 49 milhões de votos, o equivalente a 46,2 % dos votos válidos.

Para quebrar essa tradição, Haddad precisa tirar uma vantagem que no primeiro turno foi de pelo menos 17,31% dos votos válidos. Uma “montanha” de mais de 18 milhões de votos.

O cientista político e professor André Borges, da UnB (Universidade de Brasília), explica que, em geral, as viradas em segundo turno são mais difíceis porque elas normalmente se dão entre um candidato governista e um de oposição.

“Na maior parte das vezes, os candidatos que chegam ao primeiro turno na frente são aqueles de candidaturas governistas. Por terem o apoio do governo, a tendência é que seja mais difícil reverter um resultado no segundo turno”, afirmou.

Borges diz, no entanto, que as eleições presidenciais deste ano são extremamente atípicas e que uma virada, ainda que muito difícil, não é impossível.

“Apesar de Bolsonaro estar em primeiro lugar, ele continua sendo um azarão nessa disputa. Ele está em um partido pequeno com uma equipe que tem pouca experiência em eleições. Além disso, ele vai enfrentar um partido que venceu todas as disputas desde 2002. A virada é difícil, mas não é impossível que aconteça”, afirmou.

Borges acredita que, no segundo turno, o PT deverá explorar as altas taxas de rejeição de Bolsonaro se quiser reverter a vantagem do primeiro.

“Bolsonaro foi poupado de ataques durante parte da disputa por conta do atentado que ele sofreu. Agora, ele não será mais poupado. Esse segundo turno deverá ter muita campanha negativa e as contradições dele, assim como as do Haddad, deverão ser exploradas”, explicou.

2 ideias sobre “PT precisa de virada inédita para vencer Bolsonaro no 2º turno

  1. Nós brasileiros teremos de decidir entre DEUS X DIABO —-BEM X MAL—-LUZ X TREVAS- BRASIL X VENEZUELA —— BOLSONARO X PT (partido das trevas–deixou o Brasil com 30 milhões de desempregados na maior crise de sua história ) —– a decisão será muito fácil —– BOLSONARO ORDEM E PROGRESSO X PT HADDAD LULA LULADRÃO ======MUITO FÁCIL DE DECIDIR ——- a decisão entre BRASIL COM PROGRESSO X BRASIL VENEZUELA ====== MUITO FÁCIL DE DECIDIR—– não temos mais que analisar mais nada – A DECISÃO É ENTRE DEUS X DIABO —— HONESTO X DESONESTO—— FICHA LIMPA X FICHA SUJA ——- CIDADÃO CORRETO X PRESIDIÁRIO COM MAIS 5 PROCESSOS A CAMINHO———- SERÁ MUITO FÁCIL para os brasileiros de bem—decentes—cristãos decidirem entre DEUS X SATANÁS=====BOLSONARO X PT HADDAD -LULADRÃO ========== ORDEM E PROGRESSO X CAOS DA VENEZUELA ——- O PT –LULA -LULADRÃO –DILMA ANTA —VAMPIRO TEMER — deixou o Brasil com 30 milhões de desempregados SEM ESPERANÇA —BRASIL DESTROÇADO —-ARRUINADO —-PT PARTIDO DAS TREVAS—-MATA—ASSASSINA —-DESTRÓI TUDO —- LULADRÃO E DILMA ANTA EMPRESTARAM 52 BILHÕES PARA venezuela—cuba—equador—bolívia–perú—angola —-moçambique—- guinê —- república dominicana —-52 BILHÕES DE DINHEIRO DO BNDES —DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO —-E ESSES PAÍSES NÃO ==NÃO== VÃO PAGAR—–E O BRASIL NESSA CRISE TODA ———É UM ABSURDO—– e ainda encontrar brasileiros burros—bobos—retardados que vota em PT —-PARTIDO DAS TREVAS—–É BURRICE—-IDIOTICE—RETARDAMENTO TOTAL —–NOJENTO E VERGONHOSO—-

  2. BRASILEIROS DO BEM —DECENTES—CRISTÃOS —-vamos votar em FICHA LIMPA==== JAIR MESSIAS BOLSONARO ==17=== PRESIDENTE DO BRASIL ———BRASIL ORDEM E PROGRESSO =====BRASIL ACIMA DE TUDO —-DEUS ACIMA DE TODOS—— vamos defender nosso BRASIL das trevas do PT —PARTIDO DAS TREVAS—- PT –LULA–HADDAD—- o PT de lula –dilma anta —vampiro TEMER deixou o Brasil com 30 milhões de desempregado , a um passo de virar uma VENEZUELA que o PT LULA HADDAD ADORAM O DITADOR DA VENEZUELA —– o povo venezuelano passando fome—-matando cachorro nas ruas para comer e o PT LULA HADDAD VENERAM O DITADOR DA VENEZUELA ——– DEUS PROTEGE O BRASIL FICHA LIMPA —-JAIR MESSIAS BOLSONARO —PRESIDENTE DO BRASIL —–PELA VONTADE DE DEUS E NOSSOS VOTOS NA DEFESA DO BRASIL .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *