Quem foi o melhor no debate da Difusora?

Flávio Dino foi o mais atacado, mas se saiu bem na maioria dos questionamentos
Flávio Dino foi o mais atacado, mas se saiu bem na maioria dos questionamentos

Os candidatos Flávio Dino (PCdoB), Luís Pedrosa (PSOL) e Edinho Lobão (PMDB) travaram um debate quente, na noite desta segunda-feira (25), na TV Difusora, com críticas e acusações que prenderam a atenção dos telespectadores. Na avaliação do blog, não houve vencedor, mas o embate mostrou o nível de preparo e equilíbrio dos três postulantes ao governo do Maranhão.

Um dos destaques que faço é quanto à questão do tema comunismo, explorado por Lobão Filho na tentativa de atingir o candidato do PCdoB mais uma vez. No entanto, para debater o assunto com Flávio Dino, o adversário precisa estar muito fundamentado e o peemedebista levou a pior, sendo nocauteado ao procurar envolver o ex-juiz com gestões na Venezuela, na China e na Coreia. Ouviu o que não queria e ficou sem poder de reação.

Terrorismo eleitoral

Lobão Filho tentou  debater comunismo, mas levou a pior
Lobão Filho tentou debater comunismo, mas levou a pior

A estratégia de usar o comunismo para tentar, com isso, fazer terrorismo eleitoral já expôs a produção da TV Mirante e o jornalista Sidney Pereira, na entrevista com Flávio Dino no JMTV, na semana passada. Cometeram o erro de perguntar se o candidato do PCdoB iria implantar o sistema em um Estado que pertence a um país capitalista e que tem isso estabelecido na Constituição Federal. Foram desmoralizados ao vivo e, pior, reprovados pela população e por quem tem um mínimo de conhecimento sobre História e atualidades.

Lobinho não foi tão infeliz na pergunta sobre comunismo quanto Sidney Pereira, mas discriminou o PCdoB, rotulou e agrediu Flávio Dino quando abordou o tema do comunismo, no que pareceu mais uma espécie de “terrorismo eleitoral”. Comportou-se como um  preconceituoso que ainda acredita que “comunista come criancinha”, demonstrando assim falta de conhecimento, despreparo para discutir o tema.

Flávio Dino, na condição de líder nas pesquisas, foi o mais atacado no debate, mas se saiu bem na maioria dos questionamentos. E no massacre a que foi exposto, mostrou ter preparo e equilíbrio para esse tipo de situação.

Vantagem?

Apesar de prolixo, Pedrosa flui bem no debate
Apesar de prolixo, Pedrosa flui bem no debate

Luís Pedrosa, aparentemente, levou vantagem por não ter recebido ataques. Isso por vários motivos: não aparece bem nas pesquisas, não tem ligações com governo do Estado e nem com Prefeitura de São Luís, nunca havia disputado o governo. Outro ponto a seu favor é que, apesar de prolixo em alguns momentos, ele se coloca bem fluente nos debates.

No mais, reitero o que já disse acima. No debate da Difusora, não houve vencedor. O embate foi quente, prendeu a atenção do telespectador, serviu de parâmetro para o telespectador perceber quem está preparado, quem tem equilíbrio, quem faz terrorismo. Enfim, na opinião do blog, ajudou o eleitor de uma forma ou outra.

Postagens relacionadas

56 thoughts on “Quem foi o melhor no debate da Difusora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *