RETRATOS DO MARANHÃO – Mulheres lavam roupa no rio por falta de água em Riachão

Mulheres lavam roupas á beira de rio, em Riachão, por falta de água em casa
Mulheres lavam roupas à beira de rio, em Riachão, por falta de água em casa

DSCN1527

Há muitos anos, moradores de povoados do município de Riachão, no Maranhão, conhecido como um verdadeiro paraíso de águas graças às suas lindas cachoeiras e belezas naturais que se originam do rio Cocal, vivem o drama da ausência de rede de água e da falta do líquido precioso pra atividades básicas do dia-a-dia, como a lavagem de suas roupas.

Nossas atentas lentes flagraram mulheres, donas-de-casa, em Riachão, lavando roupas das famílias às margens de um braço do rio Cocal, importante berço que dá origem a lindas cachoeiras nesta região do Maranhão.  Elas fazem isso diariamente porque, até hoje, o líquido precioso nunca chegou às torneiras de suas casas, em pleno século XXI, contraditoriamente, em um Município que é rico em águas.

Para essas sofridas mulheres, a saída é andar metros e metros, muitas vezes quilômetros e quilômetros, até às margens do Rio Cocal, em Riachão, para a tarefa doméstica. Com baldes cheios de roupas, elas seguem à beira do rio, onde lavam as peças.

Essas mulheres, como mostram as fotos feitas por esta editora durante viagem a Riachão, carregam além de calças e camisas, a revolta pelo problema que parece nunca ter fim.

Nos últimos anos, dezenas de pedidos já foram encaminhados à Prefeitura de Riachão, porém, nenhum deles foi atendido. O Governo do Estado, porém, também nada faz…Essa realidade precisa mudar!

Postagens relacionadas

23 thoughts on “RETRATOS DO MARANHÃO – Mulheres lavam roupa no rio por falta de água em Riachão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *