Roberto Rocha e prefeitos de Teresina e Timon buscam soluções para a Saúde

Roberto Rocha esteve em Teresina para discutir a questão
Roberto Rocha esteve em Teresina para discutir a questão

O senador eleito Roberto Rocha e os prefeitos de Teresina, Firmino Filho, e Timon, Luciano Leitoa, estiveram reunidos na capital piauiense na noite desta terça-feira, 21, para debater soluções em relação à saúde pública entre os estados do Maranhão e do Piauí. O encontro teve como principal objetivo resolver o imbróglio que determinou a suspensão do atendimento dos maranhenses nos órgãos de saúde da capital piauiense.

A cidade de Timon, e mais 31 municípios maranhenses, utilizam os serviços de saúde da cidade vizinha, num convênio firmado pelo SUS em 1994 e em vigor até hoje. Desde abril de 2011, contudo, o Governo do Maranhão passou a descumprir parte do acordo, deixando de repassar a Teresina a verba, o que resultou numa dívida que chega a aproximadamente R$ 8 milhões. A divergência fez com que a prefeitura determinasse a suspensão do atendimento aos maranhenses.

Preocupados com a situação, Roberto Rocha, Firmino Filho e Luciano Leitoa debateram soluções para que a capital piauiense volte a receber os maranhenses. O senador eleito do Maranhão destacou que o diálogo entre o novo governo, a prefeitura de Teresina e o Ministério da Saúde é a forma mais simples de resolver o problema.

“Estou a disposição em Brasília com a intenção de intervir junto ao Ministério da Saúde e o novo Governo do Maranhão para resolver essa situação da melhor forma e o mais rápido possível, para que os maranhenses voltem a utilizar os serviços públicos de saúde de Teresina”, ressaltou o senador.

Segundo o prefeito de Teresina, faltou clareza e compromisso na parceria firmada com o atual Governo do Maranhão, mas colocou os serviços de saúde da capital piauiense a disposição dos maranhenses. “Nunca ninguém chegou e disse: vamos resolver essa situação. Da nossa parte não tem o menor empecilho, acho que temos que enfrentar esse problema para ser bom pra todo mundo”, explicou Firmino Filho.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *