Ruas de São Luís serão monitoradas por Centro de Controle de Operações do Trânsito

O sistema de monitoramento do CCO é composto pela Central de Multas, que recebe a imagem da infração em tempo real, e a Central de Rádio, que controla e repassa as informações aos agentes de trânsito em trabalho nas ruas da cidade.

Na última quinta-feira (1°), a Prefeitura de São Luís apresentou o Centro de Controle de Operações do Trânsito e Transporte da capital (CCO). O novo sistema para controle e observação em tempo real do trânsito nas vias da cidade é composto por 36 câmeras fixas dos equipamentos eletrônicos (fotossensores e barreiras eletrônicas) e 32 câmeras de alta rotação. Atualmente em fase de teste, o sistema passará a operar em caráter definitivo a partir do dia 19 de fevereiro.

A divulgação do trabalho executado pelo CCO, feita ontem pelo gestor da SMTT, Canindé Barros, tem como finalidade informar a população sobre a implantação do sistema e o início da operacionalização do serviço, para que os condutores tenham conhecimento prévio do moderno sistema de controle do trânsito que passará a funcionar na capital, a exemplos de outros grandes centros urbanos do país.

O sistema de monitoramento do CCO é composto ainda pela Central de Multas, que recebe a imagem da infração em tempo real, e a Central de Rádio, para controle e repasse de informações aos agentes de trânsito em trabalho nas ruas da cidade, garantindo maior agilidade ao atendimento nas ocorrências de colisões, congestionamentos e outras abordagens de competência da SMTT.

Segundo Canindé Barros, o sistema vai possibilitar a verificação dos veículos na sua totalidade, inclusive em seu interior, o que permitirá a autuação de infrações que antes só seriam observadas pelos agentes de trânsito, como o uso de celular ou dirigir sem cinto de segurança, por exemplo. Vai fiscalizar também infrações como a formação de filas duplas, estacionamento e conversões irregulares, uso das faixas exclusivas de transportes, atalhos por cima de canteiros, avanços de sinal vermelho, entre outras situações.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *