VÍDEO! TV Cidade alerta para golpes contra clientes de bancos, após matéria do blog

Matéria da TV Cidade, produzida pela repórter Andressa Miranda Durans, também fez um alerta aos clientes de bancos sobre golpes por meio de SMSs e entrevistou esta editora sobre o caso do post publicado neste blog, no último sábado (26), intitulado “EU FUI VÍTIMA! Quadrilha aplica novo golpe em clientes do Santander por SMS”, onde eu questionei, entre outras coisas, o sistema de Segurança da instituição, por meio do Internet Banking, que permitiu transferência de um valor de R$ 5.200,00 (vencimentos mais cheque especial) sem tomar nenhuma medida protetora (não bloqueou, não ligou para confirmar se era eu mesma…), ao mesmo tempo em que não notou a operação suspeita na conta do receptor que, na mesma hora, pagou boleto no valor do que me foi roubado.

Eu me senti na obrigação de noticiar, como jornalista, e registrar o caso, até para alertar outras pessoas e evitar que elas caiam também na fraude virtual que, infelizmente, fui induzida a entrar.

O novo golpe de phishing (meio de roubo usado por cibercriminosos), que envolve mensagens de SMS falsas do banco Santander, via celular, está circulando no Estado e creio que também em outras cidades do país. No meu  caso, eu recebi de um telefone, identificado como (011) 9 9695 0314, um “Santander Informa”, comunicando que o cartão de segurança online, que eu usava para pagamentos ou movimentações online pelo Internet Banking, estava expirado e que eu deveria fazer um “recadastro” para evitar bloqueios.

Veja acima o vídeo da matéria da TV Cidade.

Uma ideia sobre “VÍDEO! TV Cidade alerta para golpes contra clientes de bancos, após matéria do blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *