Antes de decisão sobre lockdown, Zé Inácio já cobrava fechamento total em São Luís

O parlamentar foi o primeiro a ter coragem em defender um tema tão controverso, mas necessário para frear o crescimento dos casos de coronavírus no Maranhão

O deputado estadual Zé Inácio (PT) comemorou decisão sobre o ‘lockdown’ (bloqueio total), nas cidades da Grande Ilha de São Luís. O parlamentar foi o primeiro a ter coragem em defender um tema tão controverso, mas necessário para frear o crescimento dos casos de coronavírus no Maranhão. Em artigo publicado antes da decisão, Zé Inácio foi categórico em sugerir medidas mais restritivas em relação ao isolamento.

“Diante do crescimento constante do número de casos confirmados de coronavírus no Maranhão, é urgente que o Governo do Estado adote o lockdown (fechamento total) para conter o avanço da pandemia. O lockdown é um protocolo de emergência que adota medidas mais restritivas em relação ao isolamento, como a interrupção de deslocamento e a manutenção somente de atividades entendidas como essenciais, como a segurança pública, a saúde e coleta de lixo”, escreveu.

Zé Inácio lembrou dos mais de 3 mil casos no Maranhão e que o Brasil já havia ultrapassado a China em números de mortos e de infectados. Lembrou ainda que durante a pandemia, países como a China, Itália, Índia e Malásia já tinham adotado o lockdown como forma de diminuir o crescimento do contágio entre a população.

“No Maranhão, infelizmente, muitas pessoas ainda não compreenderam a gravidade da doença, e seguem frequentando locais como a Rua Grande (São Luís), praias, parques, dentre outros, gerando aglomeração e colocando em risco a própria saúde e a saúde de outras pessoas. Por isso, tendo em vista a curva de crescimento da doença em todo o País, sobretudo porque o mês de maio será o mês mais crítico para os Estados do Nordeste, segundo os especialistas, é fundamental que o Governo do Maranhão adote medidas mais rigorosas de isolamento, através do lockdown, ainda que este seja inicialmente adotado apenas na Região Metropolitana de São Luís, o que será um grande avanço no combate ao contágio da doença”, declarou o parlamentar.

Zé Inácio enfatizou ainda que se Governo do Estado não adote a política do fechamento total, apesar dos esforços da Secretaria de Saúde para aumentar o número de leitos no Maranhão, teremos um colapso no SUS e a população pode sofrer com a falta de atendimento adequado em decorrência do constante crescimento de pessoas infectadas no Estado e encerrou seu artigo afirmando que o governador pode contar com seu apoio para aprovar a medida na Assembleia Legislativa.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *