Assembleia lembra os 70 anos de independência do Vietnã

Sessão solene movimentou a Assembleia Legislativa
Sessão solene movimentou a Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta terça-feira (14), sessão especial comemorativa do aniversário de 70 anos da Independência do Vietnã, que teve a presença do embaixador daquele país, Nguyen Van Kien; do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; e do secretário de Estado da Articulação Política e presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry.

A solenidade, presidida pelo deputado Humberto Coutinho (PDT), foi iniciada com a execução do Hino Nacional da República Socialista do Vietnã. O autor do requerimento, deputado Othelino Neto (PCdoB), fez uso da palavra, explicando que tomou a iniciativa de propor a sessão especial, também como forma de promover celebração dos 40 anos do fim da guerra do Vietnã.

“Esta Casa vive hoje este momento especial de celebração da importância de um povo que, de forma corajosa e heroica, luta por sua sobrevivência em uma das áreas mais importantes da Ásia, na fronteira com a China”, afirmou Othelino Neto. Ele frisou também a importância do estreitamento das relações diplomáticas e econômicas do Brasil com o Vietnã.

Ainda no seu discurso, Othelino afirmou que assim como o Vietnã venceu uma guerra contra os Estados Unidos, o PC do B venceu a guerra política no Maranhão contra um grupo dominante. Completou chamando a atenção para a questão das conquistas comunistas e, destacou o espírito de luta dos vietnamitas.

O secretário de Articulação Política e presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, fez uma abordagem sobre o legado das lutas emancipatórias do Vietnã, frisando o exemplo de luta dado por este povo asiático para todo o resto do mundo. “Com esta homenagem ao Vietnã, celebramos valores como a defesa da igualdade das pessoas, a fraternidade e a cooperação entre os povos”, discursou Márcio Jerry.

A sessão especial teve também a presença do conselheiro comercial do Vietnã, PhamBaUong; do secretário do embaixador do Vietnã, Le Tung Son; e da secretária municipal de Informática e Tecnologia, Tati Lima, na condição de representante do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *