ATENÇÃO, VOCÊ QUE FEZ O ENEM! MEC abre inscrições para o Sisu…

São oferecidas 171 mil vagas em cursos de educação superior.
Candidato deve monitorar nota de corte até o fim das inscrições, na sexta.

Quem fez a prova do Enem já pode se inscrever para cursos superiores no Sisu
Quem fez a prova do Enem já pode se inscrever para cursos superiores no Sisu

O Ministério da Educação (MEC) abriu no início da madrugada desta segunda-feira (6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 poderão concorrer a uma das 171.756 vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

As inscrições devem ser feitas no site sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrição termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (10).

Como participar

Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante só poderá se inscrever em duas opções. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Na hora de fazer as duas opções, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: pelo sistema de cotas que segue a lei federal, pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições públicas de ensino superior devem ser destinadas a alunos vindos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas será reservada a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Postagens relacionadas

2 thoughts on “ATENÇÃO, VOCÊ QUE FEZ O ENEM! MEC abre inscrições para o Sisu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.