Bolsonaro anuncia nova operação Vesalius no Maranhão

98d9af45-78dc-4f31-a511-859dcbd779d9.jpg
O presidente  Jair Bolsonaro anunciou, no início da manhã deste domingo  (17), mais uma etapa da operação Vesalius no Maranhão.  Ele não disse quais os municípios alvos desta fase e direcionou os detalhes para os órgãos que realizam as investigações.
A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União, vem realizando a Operação Versalius com a finalidade de desarticular supostos grupos criminosos estruturados para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais, envolvendo recursos públicos federais que seriam utilizados no combate à pandemia da Covid-19.

A investigação teve origem a partir do Relatório sobre os Indícios de Irregularidades nas Cmpras Públicas de Insumos e Bens para o combate à Pandemia provocada pela Covid-19, no período de 1º de março a 31 de maio de 2020, elaborado pela Central de Operações Estaduais da Secretária da Fazenda do Maranhão.

Referido relatório apontou a existência de possíveis fraudes nos contratos celebrados com dispensa de licitação. Entre as irregularidades apontadas, constatou-se inexistência da empresa contratada no local para o qual foi obtida a inscrição, falta de capacidade econômica, indícios de simulação de vendas e superfaturamento em aquisições realizadas.

A denominação Vesalius faz referência ao médico belga Andreas Vesalius, considerado o pai da anatomia moderna, que escreveu a primeira referência sobre ventilação mecânica como conhecemos hoje.

A simulação de compra investigada teve como objeto o fornecimento de respiradores para atendimento às demandas emergenciais geradas pela Pandemia Covid-19.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *