CFM reconhece que Maranhão reduziu em 40% internações com vítimas de acidente de trânsito

Desde 2015, o Governo do Estado investe em campanhas e blitz educativas

O Governo do Maranhão comemora o resultado do levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que contempla o Estado com uma redução de 40% no número de internações por acidentes de trânsito. Apenas cinco estados brasileiros registraram essa queda: Maranhão (40%), Rio Grande do Sul (22%), Paraíba (20%), Distrito Federal (16%) e Rio de Janeiro (2%). De acordo com o levantamento, em média, a cada um minuto, cinco pessoas morrem vítimas de acidente no trânsito. O levantamento foi realizado no período de 2008 a 2019.

Nos últimos quatro anos, o Governo do Estado do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), vem trabalhando intensivamente para melhorar o trânsito e reduzir os índices de acidentes com vítimas fatais, por meio de ações educativas direcionadas à toda sociedade. São diversas atividades, permanentes, que têm contribuído para a mudança do comportamento dos condutores e pedestres em todo o Estado.

Para isto acontecer, o Detran-MA criou novas equipes de educadores para a Coordenação de Educação para o Trânsito, e elaborou programas e campanhas que levam, sistematicamente, variadas ações, como palestras em escolas, empresas e instituições públicas e privadas, ações nas faixas de pedestres e de distribuição de material educativo nos ambientes de grande movimentação pública como bares, restaurantes, ruas e avenidas da Região Metropolitana de São Luís e de municípios maranhenses.

Além disso, efetivou vários projetos educativos, entre eles “Conhecendo o Detran” e “Condutores do Amanhã”, que oferecem, a crianças da educação básica, visitas na sede do órgão, em setores como atendimento ao público, vistoria e emplacamento, e, para alunos do ensino médio, orientações sobre o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O órgão destaca, ainda, o Projeto “Direção Certa”, que promove a conscientização do público, em bares e restaurantes, sobre o perigo de dirigir um veículo após o consumo de bebida alcoólica.

O levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta ainda que, de 2009 a 2018, os acidentes nas ruas e estradas do país deixaram mais de 1,6 milhão de feridos, gerando um custo direto de quase R$ 3 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso prova que os acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública e que provoca sobrecarga nos serviços de assistência, em especial nos prontos-socorros e nas alas de internação dos hospitais.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *