Com investimentos do Estado, Corpo de Bombeiros amplia sua estrutura em mais de 100% nos últimos anos

São mais de 1.540 bombeiros, distribuídos estrategicamente em 29 unidades e 10 colégios militares

Contando atualmente com o maior efetivo de toda sua história, ampliação de suas estruturas e rede de atendimento, o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) finaliza mais um ciclo comemorando avanços. Além desses investimentos, medidas de valorização do efetivo contribuíram para o alcance de metas, e, consequentemente, um trabalho com ainda mais qualidade para a população.

Com o plano de expansão colocado em prática em 2015, o Corpo de Bombeiros aumentou sua estrutura em mais de 100%. Em 2014 eram 19 unidades – batalhões, companhias e colégios – e nos últimos cinco anos o número subiu para 39. “Nossa missão é proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Temos cumprido com muita responsabilidade para irmos além deste dever. O êxito se deve ao imprescindível apoio do Governo do Estado e ao comprometimento do nosso valoroso efetivo”, enfatiza o comandante.

São mais de 1.540 bombeiros, distribuídos estrategicamente em 29 unidades e 10 colégios militares. Nos últimos cinco anos, foram admitidos 326 homens e mulheres por meio de concurso público. No mesmo período, a corporação superou a marca de duas mil promoções nas carreiras de seus militares.

No trabalho prestado, destaque para a operação ‘Maranhão Sem Queimadas’, realizada no segundo semestre deste ano. E, ainda, o sucesso na promoção do XIX Seminário Nacional de Bombeiros, mais importante encontro da América Latina, que pela primeira vez foi sediado em São Luís. O evento contou com a participação de 3 mil bombeiros de todo o Brasil.

Em 2019, a corporação realizou milhares de atendimentos, incluindo combate e prevenção a incêndios; vistorias técnicas; atendimentos pré-hospitalares; prevenção a afogamentos; atividades de mergulho; resgate aquático; salvamento em altura; atendimento de pacientes psiquiátricos; resgate de pessoas, animais e bens; além da atuação da Defesa Civil, órgão que integra a corporação. O CBMMA desenvolve, ainda, os programas sociais Bombeiro Mirim, Melhor Idade e Projeto Golfinho.

Para 2020, estão na lista de metas da instituição ampliar ainda mais o efetivo, adquirir mais viaturas operacionais e embarcações, instituir uma base aérea de combate a incêndio florestal, criar o museu do Corpo de Bombeiros com sede no Centro Histórico da capital e prosseguir no plano de descentralização de unidades operacionais na região metropolitana, possibilitando, assim, mais agilidade no atendimento de ocorrências.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *