Com o slogan “Fora Dilma”, manifestantes saem às ruas para protestar no Brasil

Protestos aconteceram em diversos estados e no Distrito Federal
Protestos aconteceram em diversos estados e no Distrito Federal

protesto 12 de abril protesto

G1

Milhares de brasileiros indignados com o megaescândalo de corrupção na Petrobras saíram às ruas, neste domingo (12), em 24 estados e no Distrito Federal para protestar contra o governo de Dilma Rousseff, embora o movimento não tenha superado em volume o do mês passado.

Ao menos 682 mil pessoas se manifestaram em mais de 170 cidades do país, segundo a polícia, enquanto que os organizadores calcularam os manifestantes em mais de um milhão. Os organizadores não forneceram números, mas falam informalmente de 600 mil a 1,2 milhão de manifestantes. São Paulo teve o maior ato do país, repetindo o que aconteceu em 15 de março.

Na manifestação deste domingo na capital paulista, a polícia calcula que havia 275 mil nas ruas. No mês passado, a polícia calculou, em todo país, mais de 1,5 milhão de manifestantes (sendo um milhão em São Paulo), uma cifra bem superior a deste domingo.

Em Brasília, cerca de 25 mil manifestantes marcharam em um clima festivo e familiar, em meio a vendedores ambulantes de bandeiras e comida. A multidão é praticamente a metade da passeata anterior, segundo informou à AFP a Polícia Militar, apesar de os organizadores assegurarem a presença de 50 mil pessoas.

No Rio de Janeiro, onde mais de 15 mil pessoas saíram às ruas há quase um mês, a multidão parecia menor. A polícia do Rio e os organizadores evitaram arriscar uma cifra, mas estima-se um número de 10 mil pessoas.

Indignação

“Viemos por tudo o que está acontecendo no Brasil e por este governo que não está fazendo nada. O povo tem que mostrar persistência e manifestar sua indignação e sua insatisfação”, declarou à AFP uma manifestante brasiliense, Dianira Loubet, instrutora de ioga de 75 anos.

Como no protesto anterior, a maioria veste a camiseta amarela da seleção brasileira e reclama o ‘impeachment’ da presidente, que começou seu segundo mandato há pouco mais de três meses.

Uma pesquisa do Datafolha mostrou no sábado que 63% dos mais de 2.800 consultados apoiam a abertura de um julgamento político da presidente em função do caso Petrobras, apesar de também uma maioria (64%) achar que, ainda nesse caso, Dilma não será afastada do poder.

“Fora Dilma”, “Fora PT”, “A culpa é das estrelas” e “Governo de corruptos” são alguns dos cartazes exibidos. Um pequeno grupo exige uma intervenção militar, como aconteceu em 15 de março.

Contendo a hemorragia

Oito em cada 10 brasileiros acreditam que Dilma estava a par da corrupção dentro da Petrobras, segundo o instituto de pesquisas Datafolha, apesar de a presidente negar com veemência.

Treze senadores, 22 deputados, dois governadores, o tesoureiro do PT e ex-funcionários são investigados pela corrupção na Petrobras que movimentou 4 bilhões de dólares na última década.

Dilma enfrenta também dificuldades nos campos político e econômico, com uma economia quase estancada e uma inflação que atingiu 8,13%.

Postagens relacionadas

19 thoughts on “Com o slogan “Fora Dilma”, manifestantes saem às ruas para protestar no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *