Coronavírus é detectado em embalagem de frango importado do Brasil

Segundo comunicado do governo chinês, divulgado nesta quinta-feira, uma amostra de asas de frango congeladas importadas de um frigorífico do Brasil apresentou resultado positivo para o novo coronavírus.

Por meio de nota divulgada, o Ministério da Agricultura brasileiro afirmou que, até o momento, não foi notificado oficialmente pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência, mas que consultou o GACC (Administração-Geral de Aduanas da China) na noite de ontem, em busca de informações.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação.

A associação disse ainda que o “setor exportador brasileiro reafirma que todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos foram adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global”.

Ainda de acordo com o Ministério, o Escritório de Prevenção e Controle de Epidemiologia de Shenzhen informou que todas as pessoas que manusearam ou entraram em contato com o material testaram negativo para a Covid-19 e que outras amostras do mesmo lote foram coletadas, analisadas e os resultados foram negativos.

O governo de Shenzhen identificou a unidade por seu número de registro em uma publicação em seu site oficial, que ao ser checada com registros brasileiros aponta para uma planta da Aurora em Santa Catarina. A Aurora, que não é listada em Bolsa, é a terceira maior empresa do Brasil em processamento de carne de frango e suína. A cooperativa não respondeu de imediato a um pedido de comentário.


Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *