A eleição do novo presidente da Câmara  de São Luís será no início do mês de abril, mas as articulações por apoios correm desde o ano passado em um ritmo bastante frenético. Neste final de semana, a base de partidos que dá sustentação ao prefeito Eduardo Braide (Podemos) entrou em consenso e decidiu abraçar um candidato único, o vereador Gutemberg Araújo (PSC). Do outro lado está o vereador Paulo Victor (PCdoB), que tem apoio do vice-governador Carlos Brandão (PSDB). Apenas os dois brigam pelo comando da Casa agora.

Durante a reunião comandada por Eduardo Braide, no fim de semana, os ditos governistas assumiram o compromisso de trabalhar pelo veterano Gutemberg Araújo, que tem também o aval do atual presidente, vereador Osmar Filho (PDT). Os governistas dizem ter 14 votos contados; enquanto que a oposição brandonista alardeia somar 17.

No entanto, a conta não fecha, pois a Casa tem 31 vereadores. Mas até abril, há muita água para passar embaixo dessa ponte. Essas eleições costumam se definir mesmo na véspera e é aí que aparece a verdade, confidenciou uma fonte ao blog.

Nas prévias da base de Braide, a escolha do vereador Gutemberg Araújo foi unanimidade. Os demais nomes governistas cogitados decidiram abrir mão da disputa e lançar a pré-candidatura única, enquanto que o lado brandonista se concentra pelo comunista Paulo Victor.

No fim de semana, o vereador Raimundo Penha (PDT), que tentava se lançar nessa corrida e era considerado uma terceira via,  parabenizou o colega Gutemberg Araújo por ter sido escolhido pela base e elogiou o Podemos pela condução do processo.

“Quero desejar boa caminhada ao colega Dr. Gutemberg, escolhido de forma democrática entre os colegas da base. Parabenizo o prefeito Eduardo Braide e o presidente Osmar Filho pela serenidade na condução e pelo respeito. Creio ser a primeira vez que se faz prévia pela escolha de um candidato único à presidência da Câmara. Que a democracia vire rotina em nossas vidas”, postou Penha.

O parlamentar também pontuou o trabalho em volta do seu nome. “Agradeço aos amigos que lutaram por mim. Tudo tem seu tempo!”, disse.

As articulações dos pré-candidatos apontam para o fato de que a disputa no legislativo municipal será palco de mais um forte embate político. É nítida a guerra política agora que Eduardo Braide assumiu seu lado. As articulações seguem no jogo Braide X Brandão, na Câmara de São Luís.

Osmar Filho deixará a presidência após dois mandatos à frente da Câmara e deve se lançar a deputado estadual nas eleições deste ano. Enquanto isso, seguem as articulações.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *