Covid-19: 600 mil testes serão enviados ao Maranhão

Durante coletiva à imprensa neste sábado (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a liberação de 600 mil testes rápidos para identificar possíveis casos da variante indiana de covid-19 no Maranhão, onde foram confirmados os primeiros casos de pessoas infectadas no país com a cepa B.1.617, na última quinta-feira (20).

Segundo o ministro, o objetivo da pasta é rastrear possíveis novos casos para evitar que haja a transmissão comunitária da cepa originária do país asiático. Os testes serão aplicados no aeroporto de São Luís, na rodoviária da cidade e em outros pontos que registrem entrada e saída de passageiros.

O ministério informou ainda que qualquer pessoa que apresentar o diagnóstico positivo para a covid-19 fará mais um teste para confirmar se está contaminada. A partir daí, o paciente cumprirá quarentena e serão rastreados todos os que tiveram contato com o infectado para monitorar se mais pessoas contraíram a variante.

Embora tenha sido registrado um caso da cepa  indiana no Brasil, não há indícios de transmissão comunitária no país. A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *