Covid-19: Bolsonaro diz que Brasil terá vacinas gratuitas, mas sem fim político

Na noite desta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reafirmou que disponibilizará vacinas contra a Covid-19 de forma gratuita e voluntária, mas sem usá-las para fins políticos. A reação de Bolsonaro ocorre um dia após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), possível candidato às eleições de 2022, se antecipar à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e anunciar a data de início para a vacinação contra a covid-19 no estado.

Em suas redes sociais, o presidente garantiu que o Brasil disponibilizará vacina de forma gratuita e voluntária após comprovada eficácia e registro na Anvisa. “Vamos proteger a população respeitando sua liberdade e não usá-la para fins políticos, colocando sua saúde em risco por conta de projetos pessoais de poder”, escreveu Bolsonaro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o governo federal tem acordos com o laboratório AstraZeneca para receber 260 milhões de doses e insumos para fabricação em 2021. Seriam 100 milhões no 1º semestre e mais 160 milhões no 2º semestre. Segundo Pazuello, 15 milhões dessas doses começam a chegar em janeiro. Além disso, haverá 42 milhões de doses de alguma vacina que virão do consórcio Covax Facility, feito mundialmente.

Segundo a pasta, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem a garantia de 300 milhões de doses para 2021. Cada indivíduo precisará tomar duas doses, portanto existem vacinas garantidas para 150 milhões de pessoas.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *