O índice de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 vem caindo na Região Metropolitana de São Luís pela segunda semana consecutiva. Dados do último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no domingo (13), apontam queda nestas ocupações, no comparativo com os últimos sete dias. Em contrapartida, o números apresentou crescimento.

Segundo o boletim, a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, na Grande São Luís, está em 48,84%. Atualmente, 42 dos 86 leitos disponíveis estão ocupados em hospitais de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Um total de 44 leitos está livre. Nos registros do dia 7 de fevereiro, estes leitos apresentavam taxa de 54,65% de ocupação.

O boletim aponta ainda, redução no índice de ocupação dos leitos clínicos, que está em 38,13%. No dia 7, esta taxa era de 49,38%. Atualmente, dos 160 leitos disponíveis, 61 estão ocupados, restando 99.

Na cidade de Imperatriz, região tocantina, a ocupação dos leitos de UTI se manteve a mesma do dia 7 – 30%. Já os leitos clínicos apresentaram alta – de 36,11% há uma semana, ficaram em 41,67% neste último boletim.

Casos

O Maranhão contabiliza 400.604 casos confirmados de Covid-19, com 10.613 óbitos e 89 novos casos. O número de ocorrências vêm oscilando, porém, novos casos têm aumentado, mas, com a vacinação em andamento, os sintomas apresentados pelos pacientes têm sido mais leves e as internações, mais breves.

Por isso, cuidados como o uso da máscara, do álcool em gel, lavagem das mãos e o distanciamento social ainda são necessários e precisam ser mantidos, para que os dados, mesmo que avancem, não resultem em mais óbitos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *