Covid-19: Quatro variantes são identificadas no Maranhão

Em mapeamento realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), quatro variantes dentre as 90 da Covid-19 que circulam atualmente no país,  foram registradas no Estado.

Segundo levantamento realizado pelo Laboratório, cerca de 73 amostras foram enviadas para análise e 70 apresentaram mutação. A principal variante que circula no estado é a P.1, de acordo com a análise.

Considerada Variante de Atenção (VOC) registrada inicialmente em Manaus (AM) e identificada no Maranhão na primeira quinzena de janeiro, a estimativa do laboratório é que esta linhagem seja responsável por mais de 60% das infecções por Covid-19.

As três outras variantes registradas foram identificadas como Variantes de Interesse (VOI) e apresentaram um percentual menor de contágio. Uma delas é a P.2, que teve origem no Rio de Janeiro e já circula em todo o país desde o ano passado, com prevalência de 13,8% no estado. Outra variante é a N.9, que também já está em circulação em praticamente todo o país e, no Maranhão, apresenta atualmente a incidência de apenas 5,5%. Além destas, há a mais recente descoberta, a variante N.10, identificada inicialmente no estado do Maranhão e com recentes registros de casos no Amapá. A N.10 já apresenta uma prevalência de 19,4%.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *