Covid-19: Reduz ocupação de leitos no Maranhão

Houve redução na taxa de ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19, no Maranhão. A boa notícia é do último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na quinta-feira (27).

Estes leitos, que chegaram a ultrapassar os 70% de ocupação nesta quarta fase de surto do coronavírus, agora estão abaixo de 65%. Um índice que anima, diante do quadro de grande aumento de casos no estado e em todo país.

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, na Grande São Luís, está em 68,60%. Atualmente, 59 dos 86 leitos disponíveis estão ocupados em hospitais de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Um total de 27 leitos está livre.

Também foi registrada uma redução no índice de ocupação dos leitos clínicos, que está em 68,75%. Dos 160 leitos disponíveis, 110 estão ocupados, restando 50. Na cidade de Imperatriz, região tocantina e segunda maior do estado, a redução foi ainda mais expressiva. Leitos clínicos estão com índice de 50% de ocupação; e os de UTI, 36,67%.

Atualmente, o Maranhão soma 383.200 casos confirmados da doença, com 10.462 óbitos e 1.548 novos casos. Este último dado tem tido aumento, porém, com a vacinação em curso, os sintomas que se apresentam são, em sua maioria, leves.

Com a queda nas taxas, o Maranhão sai da zona crítica de ocupação de leitos da Covid-19. Mas, os casos continuam aumentando e lotando hospitais, somados às ocorrências das síndromes gripais. Com este cenário, deve-se manter aquelas conhecidas medidas sanitárias de proteção contra a doença, que incluem o uso da máscara, do álcool em gel, lavagem regular das mãos e o distanciamento social.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *