CPI do Transporte vai ouvir empresário, ex-secretário e sindicalista na próxima semana

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público de São Luís voltará a se reunir na próxima terça-feira (11). Três pessoas serão ouvidas: Gilson Neto, proprietário da empresa Ratrans; Israel Petrus, secretário adjunto de Trânsito do município à época; e Isaías Castelo Branco, então presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão.

Durante a reunião, os parlamentares vão solicitar esclarecimentos referentes à licitação realizada em 2016 e sobre contratos de concessão aos empresários que operam o sistema de transporte público. Vão tratar ainda sobre questões trabalhistas e administrativas do sistema.

A CPI pretende obter informações sobre como a SMTT fiscalizava o cumprimento das obrigações contratuais por parte das empresas; razão do desequilíbrio financeiro do sistema; os reais impactos da pandemia para as condições do transporte; os critérios considerados para definir o valor total da licitação; a operação do sistema de bilhetagem; manutenção dos terminais de integração; e possíveis soluções para a problemática do transporte público.

Até o momento, tudo que se disse é o que todos já sabem: o serviço está precário, a estrutura é deficiente e quem opera o sistema não promove as devidas mudanças. Mais uma vez, a população pagando a conta das más condições do transporte público. Resta saber as reais soluções que a CPI poderá trazer.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *