Defesa Civil faz ações preventivas e dá dicas de segurança para período chuvoso

Além do acompanhamento climatológico, a Defesa Civil do Maranhão realizou de forma preventiva vistorias técnicas em edificações e áreas com risco de incêndios e desabamentos

Com a chegada do período de chuvas no Maranhão, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA) mantém monitoramento climatológico diário nos municípios de maior ocorrência histórica de desastres hidrológicos, como inundações, alagamentos e enxurradas.

De acordo com o CEPDECMA, o monitoramento é realizado com informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Quem também colabora com o acompanhamento são as Defesas Civis Municipais, que realizam, presencialmente, o controle de possível situação anormal, repassando de forma imediata qualquer alteração.

Além do acompanhamento climatológico, a Defesa Civil do Maranhão realizou de forma preventiva vistorias técnicas em edificações e áreas com risco de incêndios e desabamentos. Durante as visitas, foram emitidos laudos de engenharia e repassadas orientações de segurança à população em situação de risco.

Para este período de chuvas, o georreferenciamento e o levantamento do quantitativo dos casarões do Centro Histórico de São Luís são outras ferramentas utilizadas para prevenir acidentes. Casarões e Casas de Cultura são classificados com pequeno, médio ou alto risco de desabamento e/ou incêndio.

As chuvas intensas podem representar um grande risco à população. O cenário urbano, com áreas cada vez mais pavimentadas, dificulta a absorção da água. A concentração de lixos e a obstrução de bueiros também contribuem para o alagamento de vias públicas, sobretudo nas regiões mais baixas.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *