Deputado faz apelo à Secretaria de Segurança para aumentar estrutura policial em Pinheiro

Othelino Neto disse que barreiras policiais precisam ser ativadas em Pinheiro
Othelino Neto disse que barreiras policiais precisam ser ativadas em Pinheiro

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) fez, na sessão desta segunda-feira (10), um apelo à Secretaria de Segurança Pública para que aumente a estrutura policial em Pinheiro por medida preventiva e de combate à violência no município. Só neste final de semana, foram três atentados a bala e um homicídio. Segundo o parlamentar, a população vive em estado de insegurança.

Para Othelino Neto, a população de Pinheiro está desassistida de Segurança e isso é reflexo da crise que tomou conta de todo o Maranhão. “A violência não está aumentando porque o Estado está mais rico e, sim, porque o  Sistema de Segurança está falido”, disse o deputado em uma crítica direta ao governo Roseana Sarney e ao citar que a Ilha de São Luís teve outro final de semana sangrento com nove homicídios.

Segundo o deputado, no caso específico de Pinheiro, o governo do Estado tem que agir para ativar barreiras policiais no município, já que a sua localização permite caminho para vários pontos de fuga. Ele lembrou que a única barreira policial que havia não está funcionando mais, o que deixa a região, ainda mais, insegura.

“Pinheiro não tinha histórico de criminalidade. O que nós ouvimos e percebemos, andando pela cidade, é que a população está assustada por ver a violência aumentando sem conseguir sentir a proteção do Estado”, disse Othelino Neto na tribuna.

Construção de presídio em Pinheiro

Durante o pronunciamento, Othelino destacou ainda a vitória da população de Pinheiro em relação ao presídio que estava sendo construído nas proximidades da zona urbana, em local, portanto, inadequado de acordo com o Plano Diretor do Município. Depois de protestos e da consequente suspensão da obra, populares entraram em um consenso com o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, no sentido de transferi-la para outro terreno, próximo ao povoado São Luizinho da Chapada, na divisa com Santa Helena.

Em reunião realizada no final de semana, vereadores e lideranças comunitárias se manifestaram contra a localização do presídio.

Segundo Othelino Neto, o governo Roseana Sarney cometeu um erro grave porque não ouviu a população de Pinheiro antes de iniciar a obra do presídio nas proximidades da zona urbana, o que fere o Plano Diretor do Município. “As famílias sabem da necessidade da obra, mas querem que ela seja construída em outro local”, disse o deputado que já apresentou requerimento de audiência pública com autoridades para discutir a questão.

Postagens relacionadas

9 thoughts on “Deputado faz apelo à Secretaria de Segurança para aumentar estrutura policial em Pinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *