Deputado Othelino destaca ações da Alema que incentivam a participação feminina na política

O evento é uma iniciativa da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM).

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), defendeu a participação feminina na política, no I Fórum da Mulher Vereadora do Maranhão, realizado, sexta-feira (13), no plenário da Câmara Municipal de Carolina. O evento é uma iniciativa da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM).

Em sua fala, o chefe do Legislativo Estadual elencou ações da Casa para incentivar a participação de mulheres na política e combater a violência doméstica. “Na Assembleia, temos nove vagas na Mesa Diretora. Destas, cinco são de deputadas, ou seja, elas são a maioria. Também  instalamos na Casa a Procuradoria da Mulher, que atua, principalmente, no combate à violência contra a mulher, um problema ainda muito alarmante no país, o que nos levou a aprovar, por unanimidade, uma resolução proibindo a nomeação de homens condenados por violência doméstica. A Assembleia do Maranhão é a primeira do Brasil a criar esta vedação legal”, explicou o parlamentar.

A capacitação e o ingresso de mulheres na política também foram enaltecidos pelo  deputado Dr. Yglésio e pelo secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, presentes no evento. “Capacitar as mulheres, que hoje ainda têm uma representatividade muito pequena dentro da política, é essencial. Na Alema, por exemplo, elas ocupam apenas 20% das vagas, e na Câmara de São Luís, muito menos. Então, espaços de conscientização e de informação que fazem com que as mulheres entendam a importância de participar é uma iniciativa que faz com que, embora a longo prazo, consigamos reverter essa discrepância ainda tão evidente”, acentuou. 

“A representação feminina na política brasileira ainda precisa ser discutida. Por isso, eventos como esse são relevantes para que possamos melhorar. Parabenizo os vereadores pela realização do evento e o nosso presidente Othelino, por trazerem a temática em boa hora, já que estamos perto das eleições” , completou Tavares. 

O evento, que teve início na quinta-feira (12), conta com o apoio do Parlamento Estadual. Para o vereador Asaf Sobrinho, presidente da UVCM, a parceria da Assembleia é essencial para a boa atuação da entidade. “Nós temos ganhado uma repercussão muito grande no estado, graças à parceria da Alema. Com a visão do presidente Othelino de abrir o espaço para o parlamento municipal, houve um crescimento muito grande, o que tem contribuído para chegarmos ao patamar onde estamos hoje“, ressaltou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *