Deputados cassados pela Ditadura recebem mandatos de volta


Sessão homenageou os 178 anos da Assembleia também

Os três deputados estaduais cujos mandatos foram cassados pela ditadura militar, Benedito Buzar, Sálvio Dino e Kleber Leite, tiveram, simbolicamente, seus mandatos devolvidos pela Assembleia Legislativa, em sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (18).

Ao abrir os trabalhos, o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), destacou a importância desta sessão realizada para a devolução simbólica dos mandatos parlamentares de Benedito Buzar, Sálvio Dino e do saudoso Kleber Leite, representado na solenidade pelo filho Antônio Kennedy Souza Leite.
Após receberem os certificados de devolução dos mandatos parlamentares, os homenageados proferiram emocionados discursos de agradecimento.  
“Esta Casa tem como patrono Manoel Beckman, que foi um parlamentar municipal que teve o seu mandato e teve a sua vida ceifada, enforcado, quando subiu o cadafalso e dizia pelo Maranhão eu morro contente. Hoje eu não estou dizendo que morro contente, eu digo que sou feliz porque o Maranhão tem um Poder Legislativo que engrandece essa terra”, afirmou Sálvio Dino, ao agradecer a homenagem.
O escritor Benedito Buzar, atual presidente da Academia Maranhense de Letras, também se emocionou, frisando o gesto de devolução do mandato que fora cassado há 49 anos.
“A emoção é muito grande porque esta Casa soube se redimir daquele grande pecado que foi cometido naquela época, e eu estou aqui pronto para, de posse deste diploma, com a minha voz, embora eu não tenha, eu e Sálvio Dino direito de votar, mas nós estaremos aqui prontos para colaborar com esta Assembleia naquilo que for ao nosso alcance dentro das nossas possibilidades”, discursou Benedito Buzar.
De igual modo, Antônio Kenendy Souza Leite proferiu agradecimento em nome de seu pai, o ex-deputado Kleber Leite, já falecido.

PRESENÇAS
A sessão solene, realizada em comemoração ao transcurso do 178º aniversário de instalação da Assembleia Legislativa do Maranhão e ao Dia do Poder Legislativo, contou com a presença do vice-governador do Estado, Washington Luiz de Oliveira, representando a governadora Roseana Sarney; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; vereador Ivaldo Rodrigues, representando o presidente da Câmara Municipal de São Luís; o presidente da Embratur, ex-deputado federal Flávio Dino; a procuradora geral de Justiça, Regina Lúcia Rocha, e do professor Antônio Barbosa, consultor do Senado Federal.
A cerimônia teve ainda a presença do deputado federal Weverton Rocha (PDT), de uma comitiva de deputados piauienses, dentre os quais o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Temístocles Sampaio; o deputado Antonio Felix Medeiros, o deputado Edivaldo Gomes da Silva, o deputado Claudio Tadeu Moura e o vice-prefeito de São Luís, o ex-deputado Roberto Rocha.
Iniciada com uma palestra sobre o tema “Assembleias Legislativas Provinciais – A República, a Ditadura Militar de 1964 e a Nova República”, proferida pelo professor Antônio Barbosa, consultor legislativo do Senado Federal, a sessão solene foi encerrada com uma homenagem a todos os deputados estaduais integrantes das legislaturas no Período Republicano (século XX), simbolizado nas pessoas dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Com informações da Assembleia Legislativa

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.