Deputados criticam Lobinho por conta de processos contra blogueiros

Oposição disse que os profissionais da Imprensa têm o direito de noticiar os fatos

Oposição disse que os profissionais da Imprensa têm o direito de noticiar os fatos

Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Othelino Neto (PCdoB) e Eliziane Gama (PPS) criticaram, na sessão desta segunda-feira (9), o senador Edison Lobão Filho (PMDB), acusando-o de tentar censurar a imprensa, especialmente na pessoa de jornalistas e blogueiros que fazem críticas ao governo do Estado.

O primeiro a abordar o assunto foi o deputado Bira do Pindaré, que iniciou seu discurso na tribuna dizendo que o senador Lobão Filho está levando às barras da Justiça seis profissionais de imprensa.

Segundo Bira do Pindaré, Edison Lobão Filho, pré-candidato ao governo do Maranhão, processou Gilberto Lima, Cunha Santos, Raimundo Garrone, John Cutrim, Leandro Miranda e Ivison Lima sem alegar calúnia, injúria ou difamação.

Para Bira do Pindaré, o filho do ministro de Minas Energia simplesmente quer cercear a liberdade de imprensa.

Bira entende que Lobão Filho quer que os profissionais de imprensa não comentem e não falem de informações que são de conhecimento público. O parlamentar destacou que o caso da condenação criminal sofrida pelo suplente de senador na Justiça Federal é um fato concreto.

Direito de noticiar

O deputado Othelino Neto disse na tribuna que considera infeliz e despropositada a postura do senador Lobão Filho de processar profissionais da Imprensa. “Cunha Santos, John Cutrim, Leandro Miranda, Garrone, Ivison e Gilberto Lima não caluniaram, não atentaram contra a honra do pré-candidato do grupo Sarney ao governo do Estado, apenas noticiaram fatos concretos. Apenas falaram de episódios, da decisão judicial, apenas exerceram o direito de noticiar”, argumentou.

A deputada Eliziane Gama, por sua vez, assinalou que um dos princípios do jornalismo é a transcrição dos fatos e a imparcialidade diante deles. “Isso é normal, quer dizer, a postura do jornalista é exatamente transcrever os fatos, noticiar, e isso é um direito que, na verdade, nós lutamos a duras penas para conseguir isso”, frisou a parlamentar que também é jornalista.

11 pensou em “Deputados criticam Lobinho por conta de processos contra blogueiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *