Deputados pedem explicações sobre subsídio do sistema de transporte de São Luís

O transporte público voltou a ser explorado, na Assembleia Legislativa do Maranhão. Deputados aprovaram requerimento, de autoria do deputado Yglésio Moisés, que solicita cópias dos contratos das empresas que prestam este serviço à prefeitura da capital e outros detalhes sobre o sistema, firmados pelas vencedoras da licitação de 2016.

O requerimento pede ainda detalhes dos cálculos que resultaram em aumento de tarifa nos últimos três. Foi dado prazo de 60 dias para apresentação dos documentos.

O deputado Duarte Junior também falou sobre a situação do transporte em São Luís. “A prefeitura tem que se aproximar das partes, rodoviários e empresários, para entender o que de fato está acontecendo e precisa ser transparente com a população. Foram destinados 12 milhões de reais para subsidiar o transporte público, mas não se sabe de onde surgiu esse dinheiro ou qual política pública foi prejudicada para atender esse subsídio”, pontuou.

O requerimento também solicita detalhes sobre o que foi acertado entre a prefeitura e os empresários. “Foi feito um acordo que pede garantia de quatro milhões de reais por mês às empresas. Precisamos saber a forma de pagamento, como vai ser feito, a fonte do recurso e como será a fiscalização financeira. A população tem direito de saber e nós, enquanto parlamentos, estamos na defesa da probidade administrativa e pela população, pedimos esse requerimento”, explicou o deputado Yglésio Moysés.

A última greve no sistema de transporte só foi encerrada após acordo entre prefeitura e Sindicato das Empresas de Transportes (SET), o que possibilitou às empresas atender algumas reivindicações dos trabalhadores.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *