Deputados repudiam tentativa do grupo Sarney de relacionar oposição com caos na Segurança

Os deputados da oposição lamentaram a crise no Sistema Carcerário do Estado e os ataques criminosos orquestrados de dentro do Complexo de Pedrinhas, no final de semana, quando foram queimados pelo menos 17 veículos em três dias em São Luís.
Os deputados da oposição lamentaram a crise no Sistema Carcerário do Estado e os ataques criminosos orquestrados de dentro do Complexo de Pedrinhas, no final de semana, quando foram queimados pelo menos 17 veículos em três dias em São Luís.

Os deputados estaduais Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Rubens Júnior (PCdoB) repudiaram, na sessão desta segunda-feira (22), a tentativa, segundo eles, desesperadora de relacionar ou responsabilizar a oposição e o PCdoB com a crise na Segurança Pública que já vem se avolumando há anos no Maranhão.

Os parlamentares disseram que o caos é de responsabilidade do governo Roseana Sarney que se mostra incompetente e incapaz para evitar ou amenizar a onda de violência, sobretudo, em São Luís. Eles lembraram que quem governa o Maranhão ainda não é a oposição e nem o PCdoB e que a oligarquia tenta se eximir de um problema para o qual não deu atenção e nem tentou buscar soluções ao longo de vários anos.

Os deputados da oposição lamentaram a crise no Sistema Carcerário do Estado e os ataques criminosos orquestrados de dentro do Complexo de Pedrinhas, no final de semana, quando foram queimados pelo menos 17 veículos em três dias em São Luís. Segundo os parlamentares, a governadora Roseana Sarney (PMDB) perdeu, totalmente, o controle da Segurança Pública.

“Não adianta tentar escamotear a verdade e jogar a culpa para quem não tem culpa nenhuma. Tem gente insinuando que a oposição tem interesse em criar um clima de insegurança em São Luís. Isso é de uma maldade e de uma irresponsabilidade sem tamanho. Ninguém em sã consciência seria capaz de estimular a violência, até porque todos temos familiares, amigos e responsabilidade com quem mora na cidade”, disse Othelino Neto.  

Segundo o deputado do PCdoB, é preciso que  Roseana assuma toda a culpa da incompetência do governo do Estado. “Temos uma governadora omissa que não participa de nada do governo e que, infelizmente, deixou o Maranhão nessa situação de caos na Segurança. Para nós da oposição e para qualquer cidadão é triste ver o Maranhão assim”, frisou.

Intervenção federal no Maranhão

Diante do caos, o deputado Bira do Pindaré defendeu intervenção federal no Estado e apresentou requerimento a ser deliberado pela Assembleia, no sentido de solicitar à presidente da República, Dilma Rousseff, intervenção no Maranhão, nos termos do artigo 34 da Constituição Federal, em razão do grave comprometimento da ordem pública.

Segundo ele, o artigo 34 da Constituição respalda a presidente a tomar iniciativa de ofício em circunstâncias como essa. O deputado disse que ficou comprovado que todas as medidas anunciadas foram absolutamente ineficazes ou mesmo inexistentes. “E a prova está aí: o caos completamente instalado na nossa capital e no Estado. O Maranhão inteiro está assustado com o que acontece em Pedrinhas”, afirmou.

Já o líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Rubens Jr. (PCdoB), defendeu pelo menos intervenção nos sistemas de Segurança e Carcerário. “A governadora faliu os sistemas de Segurança e Carcerário. Ela nunca teve interesse em resolver o problema. A terceirização culminou com a precarização do serviço público, mas a empresa do sócio do marido, Jorge Murad, está lá recebendo dinheiro”, denunciou.

Postagens relacionadas

28 thoughts on “Deputados repudiam tentativa do grupo Sarney de relacionar oposição com caos na Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *