Direto ao Ponto’ – Secretário do TRE-MA garante que urnas eletrônicas são seguras

O programa ‘Direto ao Ponto’ foi ao ar pela TV Assembleia, nesta sexta-feira (19), às 10h30, e trouxe uma entrevista sobre a segurança das urnas eletrônicas, eleição simulada e outros temas. A jornalista e apresentadora Sílvia Tereza, diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, conversou com o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Gualter Gonçalves, que garantiu que o sistema de votação brasileiro é seguro.

A edição desta sexta (19) deu sequência à série de entrevistas sobre as Eleições 2022. “Estamos trabalhando com informações úteis ao eleitor e cidadão, esclarecendo dúvidas e tratando sobre temas que são imprescindíveis nesse período eleitoral. Esse é o momento de ficar por dentro de tudo que está acontecendo em torno do processo democrático deste ano”, observou Silvia Tereza.

Gualter Gonçalves ressaltou a segurança do processo de votação eletrônica, que soma mais de 25 anos no Brasil. Reforçou, ainda, que a urna é apenas um componente de todo esse processo de votação.

“Hoje, nós temos mais de 40 pontos de verificação e auditoria dentro do processo de votação, desde a confecção dos programas que vão rodar nas urnas eletrônicas até o dia da eleição, quando é permitido fazer auditoria da integridade da urna e de autenticidade dos programas”, afirmou.

Gonçalves destacou, ainda, que as críticas à urna são antigas e não são exclusividade deste pleito. “O que nós pedimos é que essas pessoas que fazem essas críticas façam a verificação, atendam ao chamado da Justiça Eleitoral e participem das auditorias”, disse.

Entre as novidades do pleito, ele informou que o TRE-MA recebeu 8 mil urnas do novo modelo, com vários avanços tecnológicos, e que o quantitativo representa cerca de 44% do total a ser utilizado no Maranhão.

Também detalhou procedimentos acerca da eleição simulada que será realizada em Bela Vista do Maranhão, no próximo domingo, dia 21 de agosto, e será a única do país.

“Essa ação será inédita no Brasil”, assinalou Gualter Gonçalves, que também informou sobre novidades na área de acessibilidade, como o intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela da urna, para auxiliar pessoas com deficiência.

Com produção dos jornalistas Ronald Segundo e Márcia Macieira, o ‘Direto ao Ponto’ vai ao ar pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309), todas as sextas-feiras, às 10h30.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *