Dramaturgo maranhense faz sucesso no sul do Brasil

Zen Salles conquistou o país com textos ousados, criativos, polêmicos, inovadores e também sexuais


Zen Salles: sátira da realidade
Quem não se lembra de Ezeniel Sales pelos corredores da Universidade Federal do Maranhão no final da década de 90? Sempre de humor em alta, o jornalista fez, muitas das vezes, companheiros de faculdade terem ataques inesperados de risos, tamanha era a sua criatividade e ousadia em satirizar a realidade. O que muitos não imaginavam é que ali estava se formando um grande dramaturgo, que despontaria com sucesso no sul do país.

Formado em Jornalismo pela Ufma, Ezeniel, que adotou o nome artístico de Zen Salles, exerceu, por pouco tempo, a profissão em São Luís antes de mudar-se para a capital paulista, onde poderia “viver de arte”, nas palavras dele. Sem temer a nada, ele arrumou as malas, saiu do Maranhão e foi tentar a carreira de seus sonhos “na terra da garoa”. Desde o último Natal, ele curte férias merecidas no Maranhão ao lado da família.

Com textos ousados, criativos, polêmicos, inovadores e também sexuais, o dramaturgo vem crescendo cada vez mais na profissão. Suas peças “Pororoca”, “Siameses”, “Agridoce”, “Jet Lag”, “On $ALE”, “Bílis” e “1,26” tiveram uma ótima aceitação do público e boa recepção da crítica, com indicações a prêmios teatrais como o da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e do CPT (Centro de Pesquisas Teatrais). 

“A tarefa da arte é tornar a realidade impossível”, destaca Zen Salles em seu blog “Zen Comentários”. O trabalho do dramaturgo também vem sendo destaque na imprensa nacional.

Zen Salles fez cursos com os maiores roteiristas brasileiros, como Fernando Bonassi e Aimar Labak. No teatro, foi aluno dos premiados diretores ingleses Max Kay e Daisy Campbell. 

Fez parte da equipe de roteiristas da versão brasileira da série israelense “Be Tipul”, que nos Estados Unidos ganhou o nome de “In Treatment” e, no Brasil, se chama “Sessão de Terapia”, exibida no canal GNT e dirigida pelo renomado Selton Mello.

Postagens relacionadas

4 thoughts on “Dramaturgo maranhense faz sucesso no sul do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.