Eleições 2018 e os desafios de Eduardo Braide e Maura Jorge…

Os pré-candidatos têm até o próximo dia 7 de abril como prazo final para definirem suas situações e se filiarem aos partidos.

O deputado estadual Eduardo Braide, pré-candidato a governador pelo PMN, enfrenta um grande problema na disputa pelo governo do Estado: seu partido tem tempo minúsculo disponível para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. Se continuar filiado no PMN e sem coligação com uma sigla maior, ele terá apenas dois segundos para se apresentar na televisão e rádio, situação complicada. O parlamentar, portanto, movimenta-se para tentar reverter isso e se tornar mais competitivo.

Como o PMN não tem deputado federal, Eduardo Braide também dependerá da boa vontade das emissoras de televisão, pois, pela regra atual, os veículos somente são obrigados a convidar os candidatos que tenham, ao menos, cinco deputados federais.

Fala-se nos bastidores que o pré-candidato espera que o deputado federal José Reinaldo consiga se filiar ao DEM, o que já tornou-se improvável, e, com isso, levar o partido para sua base de apoio à candidatura ao governo.

Oproblema é que o DEM do Maranhão tem como presidente o deputado Juscelino Filho, que foi indicado pelo atual presidente nacional da sigla, ACM Neto, a continuar na direção, e já declarou oficialmente que apoiará a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB).

A situação da ex-prefeita de Lago da Pedra e pré-candidata ao governo, Maura Jorge, também não está das mais fáceis. Precisando de um nome popular que possa fazer sua pré-candidatura crescer, a ex-prefeita marca o passo com vistas a deixar seu partido, o Podemos. Ela quer se filiar ao PSL, do presidenciável Jair Bolsonaro.

Oproblema é que o Podemos tem 15 deputados federais e três senadores. Já o PSL de Bolsonaro tem apenas três deputados e nada de senador, o que daria à pré-candidata pouquíssimo tempo de televisão e, assim como Braide, poderia ficar fora dos debates do rádio e TV.

Os pré-candidatos têm até o próximo dia sete de abril como prazo final para definirem suas situações e se filiarem aos partidos em que disputarão mandatos nestas eleições.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *