ELEITORA DE LOBINHO? Ester Marques mantém estrutura do grupo Sarney na Cultura

* A pedido de Olga Simão e de Roberto Costa, nova secretária vem mantendo estrutura viciada do grupo Sarney na pasta da Cultura 

Ester Marques estrelou propaganda no horário reservardo à coligação de Lobinho

Ester Marques votou em Lobinho e se tornou secretária de Flávio Dino
Ester Marques pediu votos para a coligação de Lobinho e se tornou secretária de Flávio Dino

A ligação e a influência de figuras tarimbadas do falecido grupo Sarney, como a ex-secretária Olga Simão e o deputado Roberto Costa (PMDB), têm dado o tom dos primeiros atos da nova secretária de Cultura do Estado, a jornalista Ester Marques, que, nas eleições passadas, era cabo eleitoral da chapa encabeçada pelo suplente de senador e playboy, empresário Edinho Lobão (PMDB), o “Lobinho”. Na verdade, a indicação foi um belo “presente de grego” dado pela deputada federal Eliziane Gama (PPS) ao governador  do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

E-mails e comentários chegam a este e a outros blogs relatando o que todos já sabiam. Ester Marques está mantendo a mesma estrutura viciada com velhos nomes conhecidos do governo Roseana Sarney a pedido de Olga Simão e de Roberto Costa, grandes aliados. Segundo os internautas, agindo assim, a nova secretária,  indicada por Eliziane Gama (PPS), tira a oportunidade de muitas pessoas ligadas à Cultura que suaram a camisa na campanha pela mudança no Maranhão.

Durante a campanha passada, Ester Marques estrelou programa eleitoral, no horário político dedicado à coligação de Lobinho (Veja vídeo). Enquanto centenas de lideranças culturais bradavam e se desdobravam, em todo o Estado, pela bandeira da mudança, a nova secretária estava empenhada em eleger a chapa encabeçada pelo grupo Sarney que tinha como candidato  Edinho Lobão.

Não há dúvidas sobre o perfil técnico de Ester Marques, o currículo e condições para assumir a pasta da Cultura. Ela realmente tem respaldo acadêmico e preparo para tal. O “x” da questão mesmo é político. Ester Marques mantém ligações fortes com sarneysistas e direciona nomes conhecidos e tarimbados do governo Roseana para cargos importantes e estratégicos em pleno governo Flávio Dino.

Alguma novidade?

Por enquanto, mudança mesmo é o que não ocorre na Secretaria de Cultura. Continua, praticamente, o mesmo comando com as velhas caras conhecidas de outrora, quando a oligarquia reinava no Maranhão. Novidade? Não. Isso já era esperado por conta do perfil político da titular da pasta.

Sarneysista de longas datas  e ligada a Olga Simão e a Roberto Costa, não é de se estranhar que Ester Marques mantenha a  estrutura e a política cultural viciada praticada durante o período oligárquico. Portanto, aqueles mesmos grupos culturais de sempre devem permanecer com os mesmos privilégios de anos. A mudança mesmo na Secretaria fica apenas por conta do nome da titular da pasta. Abra o olho, governador!

Postagens relacionadas

49 thoughts on “ELEITORA DE LOBINHO? Ester Marques mantém estrutura do grupo Sarney na Cultura

  1. Quero dizer que estou muito mais muito insatisfeita com o Governo do Maranhão. Eu lutei, fui perseguida, carreguei bandeira, pedi votos pra que esse povo dos Sarneys saísse do governo.

    Após toda essa luta eu não queria emprego, não queria facilidade nenhuma, só queria um novo Maranhão. E nada disso está acontecendo na Cultura. Fui na Secma, ontem, e encontrei tudo de ruim que estava no governo Sarney lá.

    A estrutura que continua lá se empenhou com unhas e dentes pela eleição de Edinho Lobão. Gente como a Márcia, que é conhecida por roubar os grupos no carnaval e São João cobrando brincadas, os grupos brincam 5 vezes e a Secma paga 10 brincadeiras as outras ficam com ele e seu bando. Ela continua com toda a equipe que nos perseguiu e agora sob o comando de Paulo de Aruanda. Quase chorei quando olhei ele lá como superintendente de organização do Carnaval. Paulo de Aruanda é testa de ferro de Astro de Ogum no Parque Folclórico.

    Meu Deus, foi pra isso que elegemos o governador? Passei a tarde na Secma e não fui nem atendida pela secretária Ester Marques, que continua a mesma. Os grupos estão sendo atendidos por um adjunto que tem sido muito gentil educado e trata todos bem, mas que não tem poder. Lamento que eu tenha lutado para eleger o governador e ele manter aquele bando lá. Lamento mesmo.

  2. Acho que o Flávio Dino tem que tomar uma providência com relação à Secretaria da Cultura. É inconcebível que pessoas que hostilizavam oposicionistas continuem a mandar e fazer ironia com gente que acreditou na mudança. Ver pessoas que defenderam Roseana e a oligarquia com unhas e dentes, que cantavam com Roseana, serem nomeadas é uma sacanagem com pessoas como a Francisca.

    Abre o olho, governador. Isso não é mudança, mas sim continuação

  3. Na Secretaria de Cultura, continua tudo antes como no quartel de Abrantes. A secretária Ester Marques tem conservado, em altos cargos comissionados, todos os aliados de Roseana e de Lobão Filho, atendendo indicações da antiga secretária Olga Simão. Quer ver um exemplo? Jeane, que foi chefe de gabinete na gestão de Olga, foi mantida no cargo. Márcio continua como chefe de Transporte. Joacy, que era motorista de Olga, continua lá. Douglas é assessor sênior e bolsista da Fapema. Vilma continua no gabinete. Todos esses fizeram campanha aberta para Lobão Filho. Como Flavio Dino entrega uma secretaria como aquela para uma sarneyzista?

    O governo da mudança não chegou na Secma. Abre o teu olho, Flávio Dino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *